Secretário de Estado Adjunto de Cultura e Turismo destaca importância do “Trilha da Gastronomia”

Nesta sexta-feira, 17 de dezembro, o Secretário de Estado Adjunto de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bernardo Silviano Brandão, participou de um almoço com prefeitos de municípios que integram a Trilha dos Inconfidentes. Durante o evento, o secretário pode conhecer o “Trilha da Gastronomia”, que desde o último dia 09 vem oferecendo oficinas gastronômicas de forma gratuita para moradores de 26 municípios que integram a Trilha dos Inconfidentes.

Na oportunidade, Brandão destacou a importância da iniciativa para estimular o turismo e, consequentemente, a economia nos municípios da região. “O evento é muito importante para a região poder se identificar como uma região realmente turística, que pode se desenvolver pelo turismo. Temos que sair daquela matriz de mineração e agronegócio apenas; nosso estado vem crescendo consistentemente no turismo, que é uma indústria limpa, sustentável, e que gera emprego de qualidade. Eventos como esse demonstram que a região realmente está se preparando para ser cada vez mais desenvolvida no setor de turismo”, destaca.

Ele também declarou que é muito importante os prefeitos entenderem essa relevância do turismo, e isso já vem crescendo entre os gestores. “Só assim, com a união das regiões, vamos conseguir desenvolver cada vez mais o setor turístico no nosso estado, e esta região é maravilhosa, com muitos atrativos, seja no turismo rural, histórico, cultural, então tem muito o que desenvolver. Estou muito feliz de participar deste evento”, afirma.

O gestor da Trilha dos Inconfidentes, Marcus Vinícius Januário, declarou que o encontro foi muito importante para fortalecer ainda mais as parcerias e os trabalhos que o estado tem junto à Trilha dos Inconfidentes. “Nós vamos estreitar mais as relações, ver o que a secretaria tem de disponibilidade de recursos para repassar para nossa IGR (Instância de Governança Regional), para que as ações fluam entre secretaria, IGR e o estado, para que a gente consiga uma melhor promoção e divulgação. Tivemos a oportunidade de mostrar para o secretário que estamos desenvolvendo ações que vão realmente elevar Minas Gerais a um patamar diferenciado no turismo”, destaca.

O presidente da IGR Trilha dos Inconfidentes, Higino Zacarias, prefeito de Ritápolis, falou sobre as conquistas da Trilha durante o ano, e aproveitou a presença do secretário para fazer algumas solicitações que vão somar, ainda mais, em 2022. Entre elas, está a abertura de mais editais para municípios e IGRs focados em infraestrutura turística; e o encaminhamento da proposta de aumento da alíquota de ICMS Critério Turismo para, no mínimo, 2%. O atendimento a essas reivindicações tem como objetivo melhorar as estruturas físicas das secretarias municipais de turismo e cultura.

Higino também pediu apoio para a criação da região gastronômica de Minas Gerais e  nas participações de feiras e eventos gastronômicos, além de apoio financeiro para realização da feira de turismo e negócios; e na busca de recursos, via patrocínio, para realização de eventos ligados à gastronomia e à cozinha mineira.

Participaram do almoço prefeitos, secretários e representantes das seguintes cidades: Antônio Carlos, Carandaí, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Barbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, São Tiago e Tiradentes.

Trilha da Gastronomia

O “Trilha da Gastronomia” é realizado pela Instância de Governança Regional (IGR) Trilha dos Inconfidentes, por meio por meio da Lei Aldir Blanc, no âmbito do estado de Minas Gerais, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo / Secretaria Especial da Cultura.