EQUIPE DE ROBÓTICA DE SÃO TIAGO CONQUISTA VAGA NO MUNDIAL

O time de futebol de robôs, Soccer OPEN, um das quatro equipes da E. E. Afonso Pena, de São Tiago, que participou da Competição Latino-Americana de Robótica – LARC de 22 a 26 de outubro em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, de São Tiago, garantiu a vaga para o Campeonato Mundial do ano que vem na França. Os estudantes foram recebidos com festa pelos sãotiaguenses.

Uma das quatro equipes de robótica da Escola Afonso Pena Júnior que participou da Competição Latino-americana de Robótica em Rio Grande, no Rio Grande do Sul foi campeã e recebeu uma vaga para o Mundial que acontece na França no ano que vem. Os alunos e professores estão retornando agora para a cidade e foram recebidos por uma calorosa carreata.Mais informações sobre a competição em breve!

Posted by Prefeitura de São Tiago – MG on Sunday, October 27, 2019

A professora da escola, Antônia Beatriz de Oliveira Silva, disse que a vitória não foi fácil e que a equipe teve de superar alguns obstáculos. No segundo dia o robô goleiro não enxergou a bola e o regulamento diz que, se o robô não reconhece a bola, não pode ficar em campo mas, mesmo com apenas o atacante, venceram duas partidas.”À noite os alunos fizeram uma nova programação no robô para a disputa da final no dia seguinte. Os robôs funcionaram muito bem. Nosso adversário era muito bom, mas conseguimos a vitória”, explica.

Os outros times que também estiveram junto com a escola não se saíram tão bem. As duas de resgate ficaram em 9° e 16° lugares e, segundo a diretora, estavam em grande desvantagem em relação às concorrentes por não possuírem os mesmos aparelhos (como o sensor de calor, câmera) mas ela acredita ser uma experiência muito válida. “O aprendizado da competição será utilizado para aprimorar o projeto”, explica. 

A equipe de futebol de soccer light teve dificuldade nos primeiros jogos mas melhoraram significativamente. Ao final, alcançaram o quarto lugar mas não foi o suficiente para os levar à final. “A cada dia foram aprimorando e melhorando e trazem na bagagem a experiência de ter participado de uma prova a nível internacional”, pontua.

Após a conquista, Silva comenta que o projeto será enviado para algumas empresas e também para a Secretaria do Estado de Educação (SEE) de MG. “O município já tem nos ajudado muito nos últimos anos garantindo nossas participação na competição Latino Americana. Tentaremos o apoio do Governo do Estado com essa nova gestão”, coloca. 

O prefeito Municipal de São Tiago, Denilson Reis, diz que mais que um investimento, para a Prefeitura é importante que estes jovens adquiram experiências e que sirvam de inspiração para tantos outros desta escola que é uma riqueza de São Tiago. “Agora estaremos também na luta para conseguir os meios para levar a equipe vencedora a França em 2020”, declara Reis.

O trabalho vem sendo desenvolvido pelo Professor Ronaldo, que foi quem deu início ao projeto e, mesmo não estando mais na esfola, continuou a ajudar e incentivar os alunos.

Foto: Divulgação

Vídeo: Prefeitura Municipal de São Tiago