UFSJ TERÁ EVENTO SOBRE REDUÇÃO DE DANOS

O Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) receberá nos dias 11 e 12 de novembro o I Seminário  do Cai Junto – “Redução de danos, ética e dignidade humana”. O evento é gratuito e as inscrições poderão ser feitas pelo link: Inscrições I Seminário Cai Junto. As vagas são limitadas. 

A programação conta com mesas redondas, documentários, cine-debate, roda de conversa e tem o objetivo de promover discussões sobre a redução de danos trazendo pessoas que atuam regional e nacionalmente, abordando as especificidades de algumas populações e contextos em que a redução de danos é praticada, como, por exemplo, com população em situação de rua, adolescentes em contexto escolar, LGBTQI+ e em contexto de festas.

O estudante de psicologia da UFSJ e membro do coletivo, Ivan Rennó, diz que a proposta do Coletivo Cai Junto é promover o autocuidado e a redução de danos entre jovens, incluindo os universitários. “Para isso, a gente tem buscado facilitar o acesso à informações confiáveis sobre as drogas e sobre estratégias que buscam minimizar os danos e riscos associados ao seu consumo e ao contexto de festa, com uma linguagem próxima”, explica.

Rennó explica que o coletivo atua também nas festas. Nessas ocasiões, eles oferecem acolhimento para pessoas que possam estar passando por situações de vulnerabilidade devido ao uso de substâncias ou não. “Também buscamos realizar um trabalho em conjunto com as produtoras de festas com o objetivo de produzir eventos mais seguros e confortáveis ao público”, completa.

Programação

Coletivo Cai Junto – Redução de Danos

O Coletivo Cai Junto – Redução de Danos é um projeto de extensão da UFSJ que promove práticas de Redução de Danos em contexto de festas e propõe discussão sobre o uso do álcool e outras drogas. As ações do coletivo são embasadas nos princípios da bioética da garantia dos direitos humanos de usuários psicoativos, recorrendo à informação científica para reforçar a atuação.

Foto e Fonte: Coletivo Cai Junto/Divulgação