EQUIPE DE ROBÓTICA DA E.E.AFONSO PENA DE SÃO TIAGO PARTICIPAM DE COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA

De 22 a 26 de outubro, está sendo realizada na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, a Competição Latino Americana de Robótica – LARC e a Escola Estadual Afonso Pena está representando São Tiago e o Campo das Vertentes na competição com a equipe Café com Byte. Estão participando da LARC 13 alunos do nono ao terceiro ano, a diretora da escola e dois professores. São quatro equipes da escola da disputa: duas de resgate (em que o robô deve resgatar uma vítima) e duas equipes de futebol.

A diretora da escola, Antônia Beatriz de Oliveira Silva, diz que a expectativa da equipe é muito grande porque eles têm conseguido bons resultados e vaga do mundial seis vezes mas que só puderam participar uma vez, no México, em 2012, quando foram campeões do super time. 

As participações a nível global acontecem principalmente no futebol pois na categoria de resgate o grau de dificuldade é mais alto. Ela destaca que a concorrência é muito forte pois, em sua maioria, as outras escolas participantes são instituições particulares e/ou institutos federais e são poucas escolas públicas na competição. Ela comenta que não sabe informar se há alguma outra pública na disputa.    

Por outro lado, ressalta a dedicação dos alunos envolvidos com o projeto há um bom tempo. “Na semana passada não tivemos aulas, mas esses alunos ficaram na escola praticamente todo o dia. Além disso, para poderem competir, tiveram que escrever um artigo científico que fosse aprovado e assim foi”, explica. 

Silva comenta que este ano eles não pediram transporte ao governador do Minas Gerais porque houve troca de mandato recente e estava em um momento político mais delicado. Em anos anteriores eles fizeram a solicitação mas não foram atendidos. “Nos últimos três anos quem tem feito o custeio de nossa viagem foi a Prefeitura Municipal de São Tiago”, explica. Além disso, todos da equipe fazem algumas ações ou arcam com dinheiro do próprio bolso.

O Prefeito Municipal de São Tiago, Denilson Reis, disse que estabeleceu ao longo de seus mandatos uma forte parceria com a Escola Estadual. E este ano conseguiu realizar as despesas de transporte para que a equipe pudesse participar do campeonato. Ele se diz satisfeito em ser parceiro de um projeto tão importante da E. E. Afonso Pena. “A escola desempenha um excelente papel não só no município como também regionalmente. Em São Tiago, estabelece um ambiente propício para a expansão das possibilidades dos alunos sonharem com novos projetos e novos tempos”, comenta Reis.