RITÁPOLIS SE JUNTA A OUTROS MUNICÍPIOS MINEIROS PARA CONSEGUIR RECURSOS

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, 9 de outubro, o Projeto de Lei 5.478/2019, que trata dos recursos do bônus de assinatura da cessão onerosa. São esperados R$10,9 bilhões de recursos para os municípios. A votação passará pelo Senado hoje, 15. Em Minas Gerais, a Associação dos Municípios Mineiros (AMM), teve participação importante e reuniu prefeitos do estado que marcaram presença na capital, Brasília. Na região, o prefeito municipal de Ritápolis, Higino Zacarias, juntou-se ao movimento. 

Zacarias explica que essa quantia não pode ser utilizada com folha de pagamento da Prefeitura. “Será um recurso extra que estará entrando e que poderá ser utilizado como investimento, obras, calçamento, reformas, construções. O dinheiro será distribuído a todos os municípios brasileiros na proporção do FPM – Fundo de participação dos municípios, que é proporcional ao número de habitantes de cada município.”, esclarece.

O Prefeito de Ritápolis diz que a pressão que os prefeitos fizeram em Brasília foi fundamental. “Se não houvesse a nossa presença em massa na capital, conversando com os deputados, dialogando e telefonando, provavelmente a cessão onerosa não seria votada agora. Como o leilão será em novembro, os municípios perderiam este recurso. Tivemos um grande apoio da bancada mineira no congresso”, comenta. 

Confira o vídeo com a fala do presidente da AMM, Julvan Lacerda, juntamente com outros prefeitos que estiveram presentes:

Participando do maior movimento de prefeitos em Brasilia para incluirmos os municipios na partilha dos recursos do mega leiláo do Pré Sal, atravé da cessâo Onerosa. conseguimos acordo . Votaçao as 14 hs na camara federal. Recursos pra Ritápolis e toda a regiáo!!!

Posted by Higino Zacarias de Sousa on Wednesday, October 9, 2019

A votação agora passará pelo Senado hoje, 15. Zacarias se mantém confiante em relação ao resultado em favor dos municípios.

Foto: Aécio Neves/Divulgação