RITÁPOLIS TERÁ DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

A Prefeitura Municipal de Ritápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o Dia D de vacinação contra o sarampo no próximo dia 19 de outubro, sábado, das 7h às 17h, na Unidade de Saúde do Centro. Serão vacinadas crianças de seis meses a quatro anos. É imprescindível levar o cartão da vacinação.

A ação faz parte da campanha de vacinação contra o sarampo no município, iniciada na última segunda-feira, sete, e que segue até o dia 25 deste mês. O Secretário municipal de saúde de Ritápolis, Cristhian Gustavo, diz que o sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda vida ou causar óbito. “O sarampo é uma doença infecciosa, causada por um vírus e pode ser fatal. A transmissão ocorre por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A vacinação é a única maneira de prevenir a doença, por isso é tão importante”, explica. 

A técnica em enfermagem Michele Santos comenta que a vacina contra o sarampo está sempre disponível nos postos de vacinação por se tratar de uma vacina que faz parte do calendário vacinal nacional. “De sete a 25 de outubro, iremos intensificar e atualizar os cartões de vacina de toda população, dando uma atenção para a vacina contra o sarampo devido ao surto em outros estados”, explica.

O sarampo pode causar:

-Pneumonia

-Dano cerebral permanente 

-Surdez

-Nascimento prematuro

-Morte

 

Foto: Prefeitura Municipal de Ritápolis/Divulgação