PÚLPITO E CONFESSIONÁRIO HISTÓRICOS DE SÃO TIAGO SÃO RESTAURADOS

São Tiago alcançou a pontuação de 13, 05 pontos no ICMS Cultural de 2019, a maior pontuação de sua história. Com isso, o município receberá recursos que serão revertidos para a cultura e patrimônio. Uma das ações que estão sendo realizadas com a verba foi a entrega do púlpito e confessionário antigos da Igreja da Matriz restaurados, na tarde do dia primeiro de outubro. As peças foram utilizadas por José Duque Siqueira e Monsenhor Francisco Éloi de Oliveira. Os monumentos foram restaurados por Carlos Magno Araújo e estão no Memorial Santiaguense.

Para o presidente do Instituto Histórico de São Tiago, Décio Jonas Coelho, a restauração dos artefatos é importante uma vez que estas obras representam a memória religiosa de São Tiago que se confunde com a própria memória do município. “Mesmo sendo de uma madeira de qualidade, boa parte do púlpito já tinha sido comida pelo cupim. A restauração foi muito bem feita e a peça ficou como nós sempre a víamos antes”, comenta. 

O ICMS Cultural

Segundo o secretário de cultura e turismo, Flúvio Salomão, o que foi mais determinante para a elevação da pontuação foi a retomada dos trabalhos que foram paralisados em 2012. “Quando deixamos a Prefeitura no segundo mandato do Denilson, nossa pontuação estava em quase 12 pontos. A Administração anterior não deu continuidade aos investimentos que estávamos trabalhando o ICMS Cultural por isso a pontuação chegou a regredir até 5 pontos “, coloca.

Foto: Prefeitura Municipal de São Tiago/Divulgação