COLETIVO FEMININO DE SÃO JOÃO DEL-REI PROMOVE ATIVIDADES CULTURAIS

Com o objetivo de destacar o protagonismo feminino por meio da valorização de seus trabalhos e também promover atividades culturais, o Coletivo Filhas de Minas São João del-Rei, promoverá no dia cinco de outubro, a partir das 14h, no Centro Cultural UFSJ, oficinas de fotografia e escrita, bate-papo além de show musical. 

A oficina “Amar-elos” com a fotógrafa Natália Chagas será ofertada de forma gratuita e é voltada para mulheres. Ela será realizada das 14h às 16h. No mesmo dia e local, das 16h às 18h, será realizada a Oficina: Escrita Criativa & produção de Zines com Laila Zin & Déborah Vieira. Para participar de ambas as oficinas é necessário enviar o nome e telefone de contato para o e-mail: oficinartesjdr@gmail.com.

À noite haverá apresentação com a artista homenageada da edição:a cantora e produtora homenageada do dia, Marilane Santos Sotani.  No dia, ainda será realizada a Exposição “Imaginário Andino”, composta por uma série de esculturas elaboradas pela artista Tatiana Prudencio entre 2016 e 2019.

As oficineiras

Natália Chagas fundadora do Nativa, projeto fotográfico que busca registrar mulheres afim de resgatar a autoestima e a essência feminina. A fotógrafa já registrou mais de 120 mulheres em São João Del-Rei e região. No primeiro semestre de 2019 realizou a exposição “Crua” que foi exposta na galeria do Bar Barteliê e no festival Lobostock – Entre Rios de Minas. Ministrou palestras sobre seu trabalho na primeira edição do evento Filhas de Frida, na Semana de Integração do Ifet e na semana da Mulher no CRAS -Tejuco.

Laila Zin é formada em Comunicação Social – Jornalismo e mestranda em Teoria Literária e Crítica Cultural pela UFSJ. Laila é blogueira, zineira, ilustradora e artista. Seu trabalho de conclusão de curso foi a publicação das zines “Anziedade”, com histórias de pessoas que lidam diariamente com transtornos de ansiedade. 

Deborah Vieira é autora independente e teve o seu primeiro romance publicado em 2017 com o título “Pássaro Livre”. Graduada em Jornalismo pela UFSJ, atualmente cursa Mestrado na linha de “Mídia e Processos Sociais”, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da UFJF.

Foto e Fonte: Thais Andressa e Coletivo Filhas de Minas SJDR/Divulgação