PALESTRA DISCUTE PATRIMÔNIO CULTURAL DE RITÁPOLIS

Ritápolis receberá nesta sexta-feira, 13, a palestra “Memória e Identidade: o diálogo e reflexão sobre patrimônio cultural do Município de Ritápolis” por meio do Programa de Educação para Patrimônio, com o historiador Ulisses Passarelli. O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ritápolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes. A palestra será realizada às 19h, no Centro Cultural – Parque de Exposições.

Segundo Passarelli, o objetivo do encontro é o de ampliar a visão da cultura como base estruturante do patrimônio cultural. Ele explica que a palestra se inicia com conceitos básicos e revisão de elementos componentes do patrimônio seguidas por reflexões críticas e, por fim, uma explanação sobre o patrimônio como mecanismo ou engrenagem social. “Toda a nossa discussão está ancorada no conceito e ideia de identidade, que é o eixo temático central da palestra”, lembra.

O encontro é itinerante e já percorreu outros municípios do Campo das Vertentes. No caso de Ritápolis, a abordagem da cultura local fica por conta das ilustrações especificas de elementos culturais do município. “É uma forma de aproximar o ouvinte da ideia de que o patrimônio seja algo próximo e que pertence ao cidadão”, comenta.

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Ritápolis, Paula Carribe, concorda com o historiador e destaca que é preciso conhecer para poder preservar. “Não preservamos o que não conhecemos. Os munícipes devem participar desta palestra para que possam conhecer o que é patrimônio cultural, sobre o que é resguardado no município e entender o que é esta preservação. O objetivo é o de promover conhecimento para os funcionários da prefeitura e para os ritapolitanos sobre o lugar ao qual pertencem”, completa.

Para poder assistir a palestra, basta comparecer no Centro Cultural, no Parque de Exposições de Ritápolis.

Foto: Prefeitura Municipal de Ritápolis