AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE TIRADENTES VISITAM MUSEU DA LOUCURA EM BARBACENA

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a história da saúde mental, 11 agentes comunitários de Saúde e uma agente de limpeza do PSF de Tiradentes realizaram uma visita ao Museu da Loucura, em Barbacena, na última quinta-feira, 5. 

A psicóloga da saúde mental de Tiradentes, Danielle Barbosa, diz que a visita pretendeu ainda envolver mais os profissionais da área por serem eles, na maioria das vezes, a porta de entrada do paciente ao serviço. “Eles terão um olhar mais humano aos pacientes psiquiátricos e um cuidado maior”, destaca.

11 agentes comunitários de Saúde e uma agente de limpeza do PSF de Tiradentes realizaram uma visita ao Museu da Loucura, em Barbacena, na última quinta-feira, 5.

A profissional acrescenta que a viagem permitiu que o grupo entendesse o que foi a luta antimanicomial, a importância do serviço humanizado, o que cada um deles, como uma equipe multidisciplinar, pode colaborar para um tratamento eficaz, além de entenderem o quão importante é o acolhimento que eles mesmo podem fazer a esses pacientes. “A saúde mental está relacionada à qualidade da interação individual e coletiva. A promoção da saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais”, comenta.

O setembro amarelo é o mês de prevenção ao suicídio e a Prefeitura Municipal de Tiradentes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ações que promovam discussões acerca do suicídio e sobre a valorização da vida.

Foto: Prefeitura Municipal de Tiradentes/Divulgação