GRUPOS DO CRAS DE BARROSO PARTICIPAM DE CONCURSO DE OFICINA DE CULINÁRIA

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Barroso realizou ontem, 28, uma oficina para ensinar os participantes dos grupos “Reviver” e “Felicidade não tem idade” a produzir o tradicional prato barrosense Chico Paio. Também foi realizada na oportunidade o 2° Concurso de Pratos Culinários. Ambas as atividades ocorreram no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no CRAS. 

A secretária de Desenvolvimento Social de Barroso, Ariane Cardoso Figueiredo, diz que, além de cumprir uma etapa da 7° Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, as atividades tinham o objetivo de trabalhar a memória dos idosos e adultos relembrando receitas que fazem parte de suas vidas. “A maioria dos participantes levou receitas familiares e trabalhar o prato Chico Paio, tipicamente barrosense, é importante para fortalecer essa receita e quem sabe o registrar como pertencente a Barroso”, explica.

Após colocarem a mão na massa, foi a vez dos idosos poderem saborear as delícias produzidas

O CRAS

O CRAS trabalha com cinco grupos atualmente e dois deles participaram da atividade realizada ontem. O grupo “Reviver” é formado por adultos de 20 a 59 anos e o grupo “Felicidade não tem idade” que trabalha com pessoas acima de 60 anos. 

Os outros grupos são: “Supera” (que atende deficientes físicos), “Integrando caminhos” (crianças) e “Juventude em ação” (composta por jovens). Esses grupos possuem a finalidade de promover a convivência social e o vínculo afetivo com a comunidade por meio de oficinas e palestras dinâmicas trabalhando o empoderamento e autoestima dos participantes de acordo com o contexto individual. Eles são acompanhados por psicólogos, assistentes sociais, nutricionista e oficineiros. 

 

Resultados do 2° Concurso de Pratos Culinários

Categoria Salgado

1° Lugar: Leonídia das Dores Moreiras (Rocambole de carne moída)

Categoria Doce

1° Lugar: Joana Mercês do Nascimento (Pé de Moleque)

Pratos Destaque – Categoria Geral

3° Lugar: Rita Auxiliadora de Resende (Palha Italiana)

4° Lugar: Sebastiana Maria F. Lima (Arroz Doce)

5° Lugar: Regina Maria Sandim do Nascimento (Bolinho de Chuva)

Confira o álbum de fotos divulgado pela Secretaria MUnicipal de Desenvolvimento Social clicando aqui.

Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Barroso/Divulgação