MÚSICA, TEATRO E CULTURA MARCAM FENAC E FECULT DE BARROSO

Barroso sediou, nos dias 16 e 17 de agosto o 49° Festival Nacional da Canção – Fenac e também o 10° Festival Nacional da Cultura – Fecult. Os eventos reuniram artistas de diversas cidades e estados do país, além de turistas e barrosenses, que prestigiaram as diversas apresentações. O festival foi a quarta das sete etapas classificatórias do Fenac.

Em um vídeo publicado na página da Prefeitura de Barroso no último dia 18 de agosto, o Prefeito Reinaldo Fonseca destacou a emoção em ter trazido para Barroso os festivais de âmbito nacional. “Com esses festivais pudemos mostrar o valor que a cultura tem para as pessoas. Sediando o festival pela primeira vez, pudemos oferecer a oportunidade para muitos moradores de terem acesso a atrações que não poderiam, por barreiras financeiras”, comenta.

Confira a fala completa do prefeito Reinaldo Fonseca:

Agradecimentos do Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, sobre o 49º Festival Nacional da Canção e o 10º Festival Nacional da Cultura, que foram realizados pela primeira vez na história de Barroso.

Posted by Prefeitura de Barroso on Sunday, August 18, 2019

O prefeito aproveitou a oportunidade também para agradecer ao trabalho feito pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, de Cultura e Turismo, de Obras, outras secretarias e pessoal da Prefeitura. Também foi realizado, na ocasião dos festivais, o 1° Encontro de Artesãos de Barroso. Fonseca avalia como positivos os resultados obtidos pela feira, ainda mais por ser a primeira edição.

Artesãos barrosenses puderam expor seus produtos durante os festivais

Sam Oliver, que representou Barroso no Fenac, disse que foi surpreendido pelo carinho com que foi acolhido pelos barrosenses e se sentiu honrado por ter sido aplaudido de pé. O cantor, de apenas 17 anos, revela a dificuldade em conter a emoção e as lágrimas. “Apesar de não ter conseguido uma vaga na semifinal, estou me sentindo totalmente feliz e realizado. Foi um marco na minha vida, é um passo gigantesco na minha carreira”, comenta.

Sam Oliver encantou o público com a canção “Silêncio”

Confira a apresentação do barrosense Sam Oliver no Fenac:

Confira a apresentação do barrosense Sam Oliver, que representou nossa cidade no 49º Festival Nacional da Canção, com a música "Silêncio".A primeira edição em Barroso do maior festival de música do Brasil foi especial, tendo um concorrente prata da casa classificado.Emocionante!

Posted by Prefeitura de Barroso on Friday, August 16, 2019

Um dos membros da Cia Fofocas de Teatro, Cláudio Severo, conta que se apresentar no Fecult foi uma experiência incrível com o grupo superando mais um desafio. “Conseguir estar na programação de um evento da proporção, que é o Fecult, para nós do interior e de uma cidade com menos de 25 mil habitantes é de extrema importância, ganhar voz e espaço além da valorização da arte do interior.

Cia Fofocas de Teatro levou o espetáculo “Malazartes”

Próximas etapas

O Fenac segue agora para Três Pontas neste fim de semana (23 e 24), às 21h, na Praça Cônego Victor; em Nepomuceno nos dias 30 e 31, às 21h, na Praça da Matriz e se encerra em Boa Esperança nos dias cinco, seis e sete de setembro, às 21h, na Praça Padre Júlio e Maria.

Músicas classificadas

Ana – Josifran – São Paulo – modalidade online
Tango da Resiliência – Leticia Cazagrande, Renan Chaves e Tais Alcantara – Angra dos Reis – Rio de Janeiro
Conta de Lágrima – Thaylis Carneiro – Cataguases – MG
Retalhos do Mundo – Kaká Rodrigues – Tietê – SP
Dança de Roda – Jair da Rosa Guterres – Rio de Janeiro – RJ

Confira as fotos do festival na página da Prefeitura de Barroso no Facebook: Fotos Fenac e Fecult

Foto: Wanderson Nascimento/Prefeitura Municipal de Barroso