PREFEITURA DE RITÁPOLIS INSERE CRIANÇAS DE TRÊS ANOS NA ESCOLA

Crianças de até três anos já podem ir a escola em Ritápolis. Isso porque a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início a duas turmas de cada alunos na Escola Municipal Márcia Serpa. A ação foi implementada por meio do projeto “Creche Escola” que estava no plano de governo do Prefeito Municipal Higino Zacarias.

As aulas são realizadas no anexo onde funciona a Educação Infantil na escola. O prefeito explica que houve a necessidade de algumas adaptações como revitalização e pintura das salas de aula, brinquedoteca, grades em duas janelas e uma pequena reforma nos banheiros para o acréscimo de vaso sanitário. 

Zacarias lembra que a educação infantil é uma das etapas mais importantes ao desenvolvimento do indivíduo pois é nela em que a criança começa a construir seus conhecimentos, encontrando a maturidade e segue seu desenvolvimento. “As brincadeiras, o lúdico e a socialização compõem a base do aprendizado para estas crianças, influenciando nos resultados positivos e importantes no desenvolvimento da comunicação e também na parte emocional.”, comenta.

No ano de 2000, em que Higino também era prefeito de Ritápolis, colocou alunos de quatro anos na escola e agora em 2019 ele conseguiu inserir as crianças de três anos. Uma obra no setor infantil da escola realizada pela administração anterior foi condenada pelo Ministério Público por haver risco de desabamento o que impossibilitou qualquer ação antes de agora. “Tivemos que entrar com processo para o Ministério Público autorizar nossa intervenção. Recuperamos aquela parte e recebemos a autorização para inaugurar a creche de três anos. Nosso objetivo é o de chegar até um ano”, comenta.

Foto: Prefeitura Municipal de Ritápolis/Divulgação