PROGRAMA “FAMÍLIA NA PRAÇA” CHEGA A MERCÊS DE ÁGUA LIMPA NO DOMINGO

Os moradores do distrito de Mercês de Água Limpa “Capelinha” de São Tiago terão arte, cultura, lazer, entretenimento e ainda receberão cuidados com a saúde com a realização do “Família na Praça”, das 8h às 16h, na praça Nossa Senhora das Mercês. O projeto é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, Sindicato dos Produtores Rurais e o Sicoob. O destaque da programação é a presença do ator e humorista Saulo Laranjeira.  

O prefeito municipal de São Tiago, Denilson Reis, disse que procurou o Senar por meio do Dep. Antônio Carlos Arantes, que foi o mediador do contato. Conversaram sobre o projeto “Caminhos de São Tiago” para que a instituição viesse a apoiar o município com cursos e qualificação profissional para incrementar a base do sistema turístico do município. Reis disse que alguns desses curso já estão sendo realizados e que outros estão por vir.

Em uma das visitas que o Gerente Regional do Senar, Márcio Luiz Silva, fez ao município, ele apresentou o “Família na Praça” e que, em função deles estarem observando o empenho e os frutos sendo colhidos por São Tiago em seu projeto Turístico, decidiu-se em realizar o evento, que é anual na microrregião de Juiz De Fora, no município do Campo das Vertentes. “Escolhemos o distrito de Mercês de Água Limpa para receber o projeto para valorizar e motivar tanto os produtores rurais e suas famílias quanto produtores e empreendedores da região a fazerem parte do projeto turístico de São Tiago”, explica.

Silva diz que o Programa “Família na Praça” foi aprovado pelo Sistema FAENG-Senar em 2014 e já atendeu a mais de 2.200 pessoas de forma gratuita em três edições. O objetivo é o de proporcionar cultura, lazer e entretenimento aos moradores de comunidades rurais por meio de manifestações artísticas, culturais e atividades esportivas.  Em 2016, o distrito juiz-forano de Torriões foi contemplado; em 2017, foi a vez do distrito de Paraíso, Piedade do Rio Grande e agora em 2019, o Distrito de Mercês de Água Limpa receberá a terceira edição. “O programa busca valorizar a pessoa proporcionando atividades que muitas vezes ela nunca haviam tido contato anteriormente”, comenta.

Confira abaixo as atividades que serão realizadas no domingo:

Atividades

Saúde: Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, campanha de saúde bucal, corte de cabelo, exame de vista, consulta urologista, exame preventivo (papanicolau) e examente preventivo de cãncer de próstata (PSA);

Cultura: apresentação de saulo laranjeira e de teatro de marionetes;

Rua de lazer e jogos esportivos: cama elástica, corrida de saco, futebol, gincanas, pula-pula, tapembol e vôlei;

Artes: fotografia da família, oficinas de artesanato, pintura em rosto, oficina de  balão maleável, oficina de fantoche, contação de histórias, oficina de massinha, oficina de desenho e camarim fashion.

O “Família na Praça” já percorreu outros dois municípios da Macrorregião: Luiz de Fora e Piedade do Rio Grande
O “Família na Praça” conta com oficinas para as crianças

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Senar de Minas Gerais/Divulgação