PROJETO OFERECE ACOMPANHAMENTO MÉDICO PARA GESTANTES EM RITÁPOLIS

Ser mãe é o sonho de muitas mulheres e muitas também são as dúvidas que aparecem sobre e durante a gestação. Pensando em desenvolver atividades educativas com as gestante para que que tenham uma gravidez saudável, sem riscos para a mãe e para o recém-nascido, o Projeto Avante, da Unidade Básica de Saúde, realizou de 20 de fevereiro a 9 de julho, um curso de gestantes que disponibilizou, inclusive, certificado. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Ritápolis.

As participantes do Curso de gestantes

No último encontro, as gestantes que não perderam nenhum dia do curso, participaram do sorteio de um ensaio fotográfico com maquiagem com o fotógrafo Anderson Lauback e a maquiadora Kátia Cristina. Como informou a enfermeira e uma das idealizadoras do projeto Avante, Ana Carolina Amaral, o convite para fazerem parte da turma foi feito pelos Agentes Comunitária de Saúde do Município. Além de gestantes, a formação também teve a participação de uma mulher em planejamento familiar. “É importante o parceiro também participar ativamente e aprender dos cuidados com o recém-nascido, além de entender as alterações fisiológicas que a mulher passa durante a gestação”, destaca.

Letícia, ao centro, foi a vencedora do sorteio do ensaio fotográfico com maquiagem

O Curso

Como informado pelo Ministério da Saúde, o grupo de gestantes permite o intercâmbio de experiências e conhecimentos sendo considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação.

Todo o conteúdo e temas abordados durante o curso preparatório são acompanhados por uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, médico, ACS, educador físico, advogado, fonoaudiólogo, dentista e técnico em saúde bucal. 

Equipe responsável pelo curso

O curso, como informou Ana Carolina, aborda os seguintes temas: “Verdades e mitos sobre a saúde bucal da gestante e da criança”; -“Verdades e mitos: Alterações fisiológicas durante a gestação”, “Atividade física para a gestante/ Postura/ Prevenção de dores osteomusculares”,  “Alimentação durante a gestação” Nutricionista; “Amamentação” Daniela Fonoaudióloga; “Direitos da gestante”; “Tipos de parto/ Anestesia/ Cuidados no pós-parto”; “Vacinação e teste do pezinho”; “Cuidados com o Recém-nascido” e “A importância do acompanhamento da ESF“.

Inscrições

Uma nova turma deve ser iniciada em setembro mas o cronograma ainda não está fechado. Para realizar a inscrições basta procurar a Unidade Básica de Saúde Aloísio Augusto de Resende – ESF Projeto Avante (ESF Centro), portando o cartão do SUS, documentos pessoais e o cartão de gestante.

A abertura de uma nova turma será anunciada pelo facebook da Unidade de Saúde Aloísio Augusto de Resende ou por meio dos Agentes Comunitários de Saúde.

Foto: UBS Aloísio Augusto de Resende/Divulgação