VII ENCONTRO DE BANDAS DE SÃO TIAGO REUNIRÁ 8 CORPORAÇÕES

A Prefeitura Municipal e o Fórum Cultural e de Empreendimentos de São Tiago (FOCEST) realizarão no domingo, 21 de julho, o VII Encontro de Bandas de São Tiago. O evento, que abre as comemorações da Festa de Julho no município, receberá o total de oito bandas da região. O início das celebrações será com a recepção dos músicos, às 8h, na Escola Estadual Afonso Pena Junior. 

A representante de São Tiago, A Lira da Imaculada Conceição, foi fundada em 8 de dezembro de 1963 e conta, atualmente com 44 musicistas. Para o maestro, Tássio Resende, o encontro é uma forma de mostrar a comunidade que eles estão trabalhando e que este serviço é voltado à população ofertando cultura, música e entretenimento feito com muito amor pelos músicos.

A Banda Lira da Imaculada Conceição conta com 44 membros na conjuntura atual

A reunião de musicistas de diversos municípios estabelece um contato único que a música proporciona. Para Resende, a realidade deles são muito próximas e parecidas  mas lembra as peculiaridades cada uma dos arranjos musicais, que são, inclusive, um diferencial dos encontros. “Quando encontramos com músicos de outras bandas, mesmo sem nenhum contato prévio, com um simples papo descontraído, podemos ficar íntimos musicalmente. Parece até que estamos conversando com alguém da nossa banda porque trocamos informações comuns isso mostra a tradição sendo mantida em cada canto do país, principalmente em Minas Gerais”, comenta.

O Prefeito Municipal de São Tiago, Denilson Reis, diz que a comunidade está ansiosa para o VII Encontro de Bandas. Ele destaca o valor da Banda, sempre presente nos momentos mais importantes da história do município, ligada às raízes e origens de São Tiago e dos são-tiaguenses. “Considero realizar mais um Encontro de Bandas de Música a continuação da proximidade com essa magnífica instituição além do permanente resgate e a consequente reafirmação dos nossos valores”, diz.

Bandas

Além da Lira da Imaculada Conceição de São Tiago, estarão presentes: Banda Lira Santa Cecília (Bom Sucesso), Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco e Banda Sinfônica do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos (São João del-Rei), Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição (Conceição da Barra de Minas), Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário (Nazareno), Lira Batistana (Morro do Ferro) e Banda Municipal José Pontes de Oliveira Júnior (Itutinga).

Programação

08h às 09h30 – Recepção das bandas e café da manhã na Escola Estadual Afonso Pena Júnior;

10h – Início do desfile das bandas até a Praça Ministro Gabriel Passos;

11h – Abertura oficial do evento, seguido de hasteamento de bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pelo bandão;

11h30 – Almoço;

13h – Apresentação individual das bandas de música participantes.

Oito bandas participarão do VII Encontro de Bandas de São Tiago

 

Fotos: Douglas Caputo e Acervo Lira da Imaculada Conceição