EE AMÉLIA PASSOS CONVOCA MUTIRÃO PARA REFORMA DA ESCOLA

As inscrições para o Mutirão da reforma da Escola Estadual Amélia Passos de Santa Cruz de Minas encerraram-se hoje, às 18h. Mas quem tiver interesse ainda pode ajudar na ação realizada de 22 a 28 de julho, das 8h às 17h. Basta comparecer na sede da escola, na Praça São Sebastião, 120 – São Sebastião, nos dias do mutirão.

O aluno José Alexsandro dos Santos, diz que a ideia surgiu da necessidade de melhorar, transformar e renovar a estrutura física da Escola como uma ferramenta para complementar os projetos já desenvolvidos dentro desta para favorecer o clima e interação entre os alunos.  

Um desses trabalhos é o Projeto Amélia Influência criado inicialmente pela Professora Laila Sousa Pires, o facilitador Francisco de Assis (Tito) e alguns alunos do ensino médio que viram a necessidade de maior interação entre os integrantes da EE Amélia Passos. “O Mutirão apareceu como uma ótima forma de agregar os alunos, seus responsáveis, amigos e conhecidos dando a eles a oportunidade de fazer parte deste grande movimento e reconstruírem juntos esse espaço tão importante para a comunidade santacruzense”, explica o estudante.

José Santos é também membro do Projeto Amélia Influência, lá atua como multiplicador , ou seja, passa conhecimento aos novos integrantes do grupo

 

A Reforma

Santos conta que a princípio a ideia é reformar a pintura e fazer alguns reparos como pequenos rebocos, consertar o muro que está caindo, capinar a horta da escola e, caso consigam parceiros, também receber doações de mobiliários variados. 

Um dos objetivo é também o de transformar a escola por meio da inclusão de espaços acolhedores, com áreas que possibilitem uma melhor convivência e interação entre os alunos. Para concretizar essa ideia, eles contam com doações de móveis rústicos, um dos pontos fortes de Santa Cruz de Minas, de moradores e comerciantes. “Além de embelezar o ambiente escolar, seria mais uma forma de integração com o que é produzido pela comunidade para dentro da escola”, comenta.

Entretanto, além desses, eles estão abertos a toda tipo de ajuda como o apoio de parceiros na área de arquitetura, urbanismo, sustentabilidade e tudo que puder contribuir para essa  transformação. A Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas também é parceira da reforma. Apesar da escola ser estadual, houve a sensibilidade de entender que a EE Amélia Passou é um em da comunidade. Essas doações também podem ser feitas por meio via Facebook e Instagram da escola.

Instagram: @eeameliapassos

Fotos: Projeto Amélia Influência/Divulgação