TEATRO DA PEDRA TERÁ PEÇA INFANTIL GRATUITA, PEÇA FAZ PARTE DO 31° INVERNO CULTURAL

O 31° Inverno Cultural terá início no próximo sábado, 20 de julho, e já no primeiro dia terá um espetáculo teatral imperdível. O Teatro da Pedra apresentará a peça infantil “A incrível aventura de Agnes Sabida e Joana Destemida” às 16h, na sede do grupo, localizado na Av. Luiz Giarola, 2564 – Colônia do Marçal, em São João del-Rei. A classificação é livre e totalmente gratuito.

Joana Destemida e Agnes Sabida

“A incrível aventura de Agnes Sabida e Joana Destemida”

A encenação conta a história de duas meninas que foram visitar a casa da avó e decidem brincar no porão da casa. Lá, inventam a história de uma grande aventura por terras distantes. 

A peça discute ainda o empoderamento feminino nas histórias infantis por meio da construção de novas narrativas. A figura feminina é representada sempre como frágil ou então como má. Na obra, segundo o diretor do espetáculo, Juliano Pereira, Agnes Sabida é uma feiticeira que, diferentemente da pessoa má e/ou da figura assustadora, assume o papel de uma mulher sábia e dominadora dos elementos da natureza. A outra, Joana Destemida, é uma guerreira que constrói sua coragem durante a viagem.

 

Pereira comenta que a desconstrução desses estereótipos é essencial e diz que “A incrível aventura de Agnes Sabida e Joana Destemida” é uma exceção que busca quebrar paradigmas e apresentar novas possibilidades. “ É uma forma das meninas se enxergarem nessa história, se sentirem representadas e ampliarem suas capacidades. Para os meninos, é importante que vejam meninas assumindo novos papéis nas narrativas”, destaca.

Elenco

O espetáculo tem no elenco as atrizes Elis Ferreira, Gheysla Nascimento e Paula Nicolau e busca valorizar o protagonismo feminino nas histórias infantis e a relação entre os mais velhos e as crianças. 

Foto: Mar de Paula – Teatro da Pedra/Divulgação