EQUIPE DE ROBÓTICA DO SESI VENCE CATEGORIA EM COMPETIÇÃO NA AUSTRÁLIA

A Equipe Atombot do SESI de São João del-Rei conquistou o 1° lugar na categoria Apresentação do  Projeto de Pesquisa na Etapa Internacional do Torneio de Robótica First, a League Asia Pacific Open Invitational, disputada na Austrália. O time saiu rumo a terras oceânicas no dia 29 de julho em 15 mil quilômetros de viagem para a competição de 4 a 7 de julho, na Macquarie University, em Sydney.

O troféu conquistado é motivo de muito orgulho para técnica Enói Maria, toda equipe e o SESI. Ela ressalta o trabalho incansável e o troféu trazido para casa representa o sentimento de dever cumprido em meio aos inúmeros dias e meses de muita dedicação e trabalho. “Representar o país é uma honra muito grande, e o nosso objetivo é também inspirar os brasileiros e outras equipes a sempre se dedicarem em busca de superação.”, enfatiza.

Troféu que os são-joanenses trouxeram para o Brasil

Avaliação

O estudante e membro da equipe Gabriel Augusto informou que a competição avalia quatro critérios: Projeto de Pesquisa, Design de Robô, Core Values e o desempenho na Mesa de Missões. O projeto de Pesquisa, na qual a equipe garantiu a primeira posição, envolve a criação de uma solução para o problema determinado para aquela temporada, no caso de 2018/2019, o tema foi o espaço. O Design do Robô avalia, por meio de critérios estabelecidos, a montagem do protótipo, a programação e a estratégia utilizada pelo time. O Corel Values é um agrupamento de valores do conjunto como o compartilhamento sadio de informações, a cooperação com a competição e o espírito de equipe. Na Mesa de Missões, o robô deve ser programado para realizar missões em uma mesa característica com a temática da temporada.

A equipe foi composta por 11 pessoas: três técnicos mas dois foram para a Austrália, seis alunos e a gerência de Belo Horizonte do SESI. Enói Maria e Paulo de Tarso foram os técnicos; Bárbara Neri, Letícia Trindade, João Vitor, Lucas Cunha, Gabriel Augusto e Herbert Campos são os alunos e os representantes a Gerência de Educação Básica (GEB) do SESI foram Izabella Orta, Maria da Conceição e Nathan Monticeli.

A delegação da Equipe Atombot que viajou para a Austrália

Fotos: SESI/ Divulgação