TIRADENTES RECEBE HOJE, 10/07, PALESTRA SOBRE PATRIMÔNIO IMATERIAL E MATERIAL

O Circuito Trilha dos Inconfidentes está realizando o Programa de Educação para o Patrimônio – Memória e Identidade: um diálogo sobre patrimônio cultural, história e cultura. O objetivo da ação é o de discutir memória e identidade e seus desdobramentos como elementos de formação do patrimônio imaterial e material por meio dos conceitos de pertencimento, cultura, artes e apropriação de bens culturais.

Hoje, quarta-feira, 10 de julho, a palestra será realizada em Tiradentes, às 16h,  no Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves, na Rua Direita, 168 – Centro. O instrutor do programa, Ulisses Passarelli, disse que já esteve em Santa Cruz de Minas, São João del-Rei e Nazareno. Para ele, o maior desafio é mostrar à comunidade que patrimônio pertence à realidade delas. Ele lembra que muitos ainda associam patrimônio ao arquitetônico e aos grandes casarões dos ricos assim sendo distante por questões financeiras.

“Em nossas visitas e palestras queremos conscientizar as pessoas do sentimento de que o patrimônio pertence a elas, que elas o ajudam a construir e faz parte do cotidiano”, explica Passareli. Muitas pessoas, segundo o instrutor, sabem da sua participação da bagagem cultural dos municípios mas quando ouvem em uma palestra ou seminário a informação chega com mais eficácia e os resultados são melhores. Destaca ainda a importância do papel multiplicador das pessoas que fazem o repasse de informações.  

 As ações procuram ainda refletir positivamente na avaliação do ICMS Cultural – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços dos municípios filiados. 

Agenda

Além da apresentação de hoje, ele estará amanhã, quinta-feira, 11 de julho, em Coronel Xavier Chaves no Salão do Centro Social – Parque de Exposições João Batista de Assunção às 19h. Na segunda-feira, 15 de julho, Passarelli estará ministrando a palestra dentro de um seminário sobre patrimônio em Entre Rios de Minas. O historiador disse que o Circuito Trilha dos Inconfidentes levará o programa a todos seus 24 municípios.

Foto: Prefeitura Municipal de Tiradentes/Divulgação