5° ENCONTRO DE CARROS DE BOIS DE SÃO TIAGO RESGASTA TRADIÇÃO

O cantar dos carros de bois fez parte da vida e infância de muitos mineiros que trabalharam ou conviveram com essa tradição que por muito tempo foi companheira do produtor rural. A acolhedora São Tiago proporcionou um momento nostálgico para são-tiaguenses e visitantes. Não faltaram prosa boa e muita história relembrada durante o V Encontro de Carros de Bois de São Tiago que foi realizado no último domingo, 7 de julho. Mais de 50 carros participaram das cerimônias e do tradicional desfile pelas ruas da cidade. Ali, a melhor forma de receber um convidado é com o tradicional Café com Biscoito servido em abundância, logo de manhã.

Os carros desfilaram por pontos importantes de São Tiago.

O Prefeito de São Tiago, Denilson Reis, não esconde de ninguém a satisfação e alegria com a retomada do evento que teve as edições de 2017 e 2018 interrompidas por forças externas mas felizmente foi possível nesse ano. Reis disse se sentir gratificado ao ver no olhar e sorriso dos presentes o sentimento de orgulho e brilho do são-tiaguense com o evento. “O povo do nosso município possui suas raízes no meio rural. Quem não nasceu na zona rural é filho ou neto de produtores. Muitas famílias se reuniram e tiveram um momento de deslumbre e encantamento com a festa”, comentou.

Crianças passeando em Carro de Boi. Muito comum na infância de muitos adultos mas muito raro nos dias de hoje.

O secretário municipal de administração de São Tiago, Flúvio Salomão, lembrou o importante papel dos carros de bois para a atividade rural que auxiliava no plantio e transporte que desencadeava a economia de muitas famílias. Ele ressalta também o empenho de todos para o sucesso do evento. “Recebemos elogios da limpeza, da recepção com abundância de café com biscoito, do almoço que foi feito com muito carinho e da organização geral. Isso valoriza e embeleza ainda mais esse encontro que é o resgate e valorização do produtor rural”, diz.

Reis comenta ter ouvido o relato de muitos presentes de como o são-tiaguense recebe bem seus visitantes. Muitos deles nasceram ou já moraram em municípios da região mas vivem em cidades maiores e tiveram um momento de muitas lembranças e muita comida boa. “Ao redor da mesa de café com biscoito, muita prosa, causo e boas lembradas que tiveram alguma ligação com São Tiago no passado, trazendo um clima diferenciado para a festa”, mencionou Reis. 

Ao todo foram mais de 50 carros que desfilaram.

A Prefeitura Municipal de São Tiago realizará ainda a Festa de Julho de 21 a 27 de julho em comemoração aos 70 anos de emancipação político-administrativa do município. A abertura das festividades será no da 21 de julho, domingo, com a realização do VII Encontro de Bandas de São Tiago. Durante toda a semana haverá shows, missa e atrações culturais.

Foto: Prefeitura Municipal de São Tiago/Divulgação