“Socializando Sabores” é sucesso representando a região em mostra de turismo

O Projeto Socializando Sabores, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CRAS deu mais um “grande salto” em suas ações. O Projeto representou a Trilha dos Inconfidentes na Mostra Viajar em São Paulo, levando o doce de tomate, prato Campeão da Copa Vertentes de Gastronomia.

A Mostra Viajar chegou a sua 3ª edição e tem como principal objetivo inspirar consumidores a viajar e fomentar novos roteiros. Foi realizado entre os dias 08, 09 e 10 de Junho, no espaço da Bienal do Ibirapuera, com a presença de várias personalidades, empresários do setor turístico e o público em geral. “Temos o orgulho de dizer que o doce de tomate foi uma das grandes atrações do evento, muitas pessoas já chegavam ao Estande de Minas Gerais procurando o doce, pois muitas pessoas já saíam do local comentando. Foi gratificante ouvir de pessoas importantes no meio turístico, dos artistas, jornalistas e dos youtubers como o doce é saboroso, como o projeto é importante e principalmente como representou bem nossa cidade e as demais que fazem parte da Trilha dos Inconfidentes.” Declara a Secretária de Desenvolvimento Social, Ariane Figueiredo.

Ainda no Estande de Minas Gerais, os presentes tiveram a oportunidade de conhecerem as principais atrações mineiras e ainda, degustar todo o charme do café, cervejas e queijos, sabores que em nosso estado são cheios de significado. Segundo Rosequele Américo, profissional que atua nos projetos de geração de renda da Secretaria de Desenvolvimento Social, “por apresentarmos um projeto com objetivo social, ficamos inicialmente receosas de não atender a demanda de um evento tão grandioso, mas já no início das atividades o doce de tomate começou a se tornar destaque, dando espaço para que Claudinéia e Eliane, mulheres simples de nossa cidade, pudessem mostrar o seu talento”.

Segundo Claudinéia e Eliane, participantes do Projeto Socializando Sabores, “o troféu na Copa Vertentes de Gastronomia foi uma grande oportunidade de divulgar nosso trabalho e agora, participar de um evento tão grande em São Paulo, mostra como estamos crescendo e iremos crescer ainda mais. Agradecemos ao CRAS por nos ajudar, nos acompanhar e também a todas as pessoas que nos receberam tão bem em São Paulo”.

O projeto Socializando Sabores surgiu da necessidade de capacitar e gerar renda para as famílias em vulnerabilidade, através da fabricação de produtos derivados de tomate. A inspiração surgiu através da demanda que procura o CRAS (Centro de Referência doe Assistência Social) cotidianamente em busca de oportunidades de trabalho, em um momento em que o desemprego é uma problemática social. Atualmente este grupo é formado por mulheres que produzem várias delícias derivadas de tomate, de forma artesanal, como: geleia, geleia de tomate com pimenta, molho com salsa e cebolinha, molho picante, tomate seco e doce de tomateNão há adição de conservantes. O projeto recebe o apoio da Emater e toda a produção conta com acompanhamento de uma nutricionista. Os produtos são comercializados aos sábados, na feira livre do município, através de uma barraca própria. “Gerar renda, abrir caminhos, criar novas possibilidades, são ações que o CRAS de Barroso busca diariamente. Desejamos mostrar as pessoas que todas têm talento, que é possível modificar suas vidas através de capacitações e através de vontade própria”, destaca Priscila Gomes, Coordenadora do CRAS.

A participação na Mostra Viajar foi um grande marco para nossa cidade, por estar representando a Trilha dos Inconfidentes e ainda, apresentar um projeto social, que ganha mais visibilidade a cada dia. Na oportunidade a Secretária de Desenvolvimento Social, Ariane Figueiredo agradece aos profissionais da SETUR que orientaram e acompanharam a equipe, dando todo suporte necessário para que a participação barrosense acontecesse com muita qualidade e ganhasse cada vez mais evidência durante o evento.

Acesse a página da Secretaria de Desenvolvimento Social e confira mais imagens do evento.