Programa de Educação Ambiental apresenta peça Teatral em escolas de Barroso e Prados

A peça “As aventuras de Ascabam”, que destaca a importância da coleta seletiva, esta sendo apresentada esta semana em seis escolas municipais

Os alunos das escolas públicas de Barroso e Prados participantes do Programa de Educação Ambiental (PEA) assistem, nesta semana, à peça “As aventuras de Ascabam”. Apresentada pela Companhia de Fofocas, a peça tem foco no tema coleta seletiva e conta a história da cidade fictícia de Felizópilis, onde mora o super-herói Ascabam, que junto com seus amigos, luta para combater o lixo e a poluição, protegendo a cidade e a natureza. De forma lúdica e interativa, o objetivo é estimular entre as crianças a conscientização ambiental e a importância da coleta seletiva. O personagem Ascabam faz referência à ASCAB (Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Recicláveis de Barroso), cooperativa responsável pela coleta seletiva no município.

Cinco escolas municipais de Barroso participam do Programa de Educação Ambiental, da LafargeHolcim, além da Escola Municipal Aquino Carlos, em Pitangueiras, Prados. “Teatro é tudo de bom, melhor ainda quando vem acompanhado de um propósito educativo, de um ensinamento tão necessário nos dias atuais. A peça foi excelente com uma linguagem clara e objetiva, fazendo com que os alunos entendessem a importância da coleta seletiva para o nosso planeta”, disse Silvia Helena, professora da Escola Municipal Otávio Rufino, localizada no Bairro Praia, cujos alunos assistiram à peça na manhã de terça-feira (5). A programação prevê sessões por dia, de manhã e à tarde, entre terça e sexta-feira (8).

“Estamos muito orgulhosos com as ações realizadas pelo Programa de Educação Ambiental e confiantes que as atividades, programadas até o final de 2018, abordem o tema de maneira divertida e clara para os estudantes. Acreditamos na importância de promover a conscientização e a mobilização da nova geração em relação ao descarte responsável dos resíduos”, diz Juliano Menezes, gerente da LafargeHolcim de Barroso.

Ao longo do ano, o Programa de Educação Ambiental – que é coordenado pelo Instituto Holcim, braço de responsabilidade social da LafargeHolcim – realizará outras atividades gratuitas para os estudantes, tais como: oficinas de grafitagem, oficinas de bonecos, apresentações teatrais e instalação de um “muro inteligente”, que funcionará como posto de coleta seletiva de resíduos urbanos.

A Associação Cultural Fofocas de Teatro, de Barroso, é responsável pela execução das atividades artísticas. O Programa de Educação Ambiental conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Barroso e da Prefeitura Municipal de Prados, por meio de suas respectivas Secretarias de Educação.