Programa Caixa Preta quer levar público ao Curso de Teatro da UFSJ

Acontece, nos dias 9 e 10 de junho de 2018, a Primeira Mostra de Outono do curso de teatro da UFSJ.

A proposta é uma iniciativa do Programa Caixa Preta, um amplo projeto de extensão apoiado pela PROEX e formado por alunos da graduação em teatro com coordenação da professora Maria Clara Ferrer.  Através de uma série de ações culturais o programa visa incitar a vinda do público sanjoanense à Sala Preta do CTAN, fazendo desta um lugar referencial da vida cultural teatral da cidade.

“Dispomos em nosso curso de um laboratório de ensino, pesquisa e criação raro. Trata-se de uma sala de aproximadamente 800m², toda negra, equipada em luz e som e com a particularidade de ser totalmente modelável. Chamamos a esse modelo arquitetônico de Caixa Preta. Temos o privilégio cotidiano de praticar, ensinar e aprender teatro em um espaço tāo rico em possibilidades. Por isso, temos o dever e o prazer de cultivar este patrimônio da cidade, compartilhando com os seus habitantes os espetáculos ali criados. É desta necessidade que nasce o Programa Caixa Preta”, explica a professora Maria Clara.

A mostra se caracteriza por sua diversidade e espirito festivo. No sábado haverá a estreia do espetáculo Maratona de Nova York do aluno Júlio César Campagnolo, uma experiência teatral de grande fôlego. Na tarde de domingo, convida-se o público a descobrir cinco cenas curtas, um vivo modelar da Caixa Preta através de diversos universos e formas artísticas. A mostra conta também com uma exposição sobre a história da Sala Preta, instalações interativas, barraquinhas de doces e salgados e para encerrar uma quadrilha altamente teatral!