Projeto de Barroso é destaque no Prêmio Progredir

O Ministério do Desenvolvimento Social criou o Prêmio Progredir que teve as inscrições realizadas até o dia 12 de Janeiro deste ano. O prêmio visa valorizar iniciativas municipais de inclusão no mercado de trabalho e de geração de renda para as pessoas inscritas no Cadastro Único e os beneficiários do Programa Bolsa Família. O objetivo é premiar a melhor iniciativa de inclusão produtiva de cada região do país.

A Secretaria de Desenvolvimento Social de nosso município, preocupada em capacitar e gerar renda as famílias em vulnerabilidade, criou o Projeto Socializando Sabores, que trabalha especificamente com produtos derivados de tomates. O Projeto ficou em décimo lugar da Região Sudeste, que engloba grandes estados do nosso país. Um resultado muito importante e valoroso, tendo em vista que foram inscritos mais de 100 projetos da nossa região, conforme pode-se confirmar clicando aqui.

Socializando Sabores, projeto iniciado em Maio de 2017 contou com a parceria da Emater –  Unidade Barroso, que através da Extensionista Thatiana Garcia, ofertou a capacitação das pessoas envolvidas, que desde o início da Feira Livre no município comercializam seus produtos aos sábados.  “O projeto Socializando Sabores é um marco inicial da parceria entre EMATER-MG e Secretaria de Desenvolvimento Social, pois além da capacitação dos participantes, foi uma experiência única de buscarmos a matéria-prima com o agricultor familiar e a valorização de todos os envolvidos! A continuação do acompanhamento e a oportunidade de comercialização de seus produtos dentro da feira livre que tem o foco na Agricultura Familiar & Economia Solidária, é muito gratificante, pois podemos ver os participantes felizes e animados com esse empoderamento que está sendo conquistado a cada dia”, relata Thatiana, Extensionista da Emater.

A Coordenadora do CRAS Priscila Gomes, afirma que “a inspiração para o projeto surgiu através da demanda que procura o CRAS cotidianamente em busca de oportunidade de trabalho. Nosso objetivo vai muito além de ofertar benefícios eventuais, temos o compromisso de elevar os cidadãos, de melhorar a qualidade de vida das famílias”.

Já a Secretária de Desenvolvimento Social, Ariane Figueiredo, declara que “nossa maior missão é empoderar as famílias dos envolvidos no projeto, incluí-las de forma respeitosa no mercado, através de um empreendimento qualificado, elevando assim a auto-estima, oportunizando que, através do próprio trabalho as famílias possam conseguir o seu sustento e as condições necessárias para a sua sobrevivência”.

A Secretária destaca ainda que capacitação e geração de renda são os maiores compromissos assumidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que para este ano, já está preparando novos projetos, além de efetivar um acompanhamento técnico dos que já existem, disponibilizando uma profissional responsável para atuar exclusivamente com a geração de renda, através da culinária. “Atuar com geração de renda é algo muito importante, ainda mais em um ramo tão amplo como o da culinária. Com certeza iremos ampliar as possibilidades do Projeto Socializando Sabores e criar novos projetos que atenderão as famílias que precisam”, afirma Rosequele Américo, profissional responsável pelos projetos.

Ficar em décimo lugar na classificação geral da região Sudeste no Prêmio Progredir é uma grande satisfação, é o reconhecimento de um trabalho sério, respeitoso e voltado para o desenvolvimento integrado de nossa população.