Tiradentes celebra 300 anos com programação variada

Tiradentes, no interior de Minas Gerais é considerada a cidade Berço da Liberdade do Brasil, pois foi neste solo que aconteceram as primeiras reuniões da Inconfidência Mineira, movimento de liberdade que mais tarde culminou na Independência brasileira. No dia 19 de janeiro de 2018 a cidade celebra seus 300 anos. Uma data única e especial para a cidade e região.

Uma vasta programação foi pensada para celebrar os 300 anos, programação esta que se estende ao longo do ano, ampliando ainda mais o rico calendário de eventos de Tiradentes. Para 19 de janeiro foi preparada uma cerimônia cívica com entrega da “Comenda Tiradentes”, que visa destacar as principais lideranças civis, militares, políticas e afins, que por meio de seu trabalho contribuíram para o desenvolvimento de Tiradentes e região.

Além da entrega da comenda para cerca de 100 agraciados, no dia 19 haverá reunião Sessão Solene do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes, Inauguração do Coreto do Museu da Liturgia, Repiques de Sinos, Culto Ecumênico na Praça Cívica Largo do Sol, Missa Solene na Matriz de Santo Antônio com Participação da Orquestra Ramalho, Concerto com a Cantora Lírica Nabila Dandara e o Pianista Marcelo Corrêa, e abertura oficial da 21º Mostra de Cinema de Tiradentes, que se estende até o dia 27 com centenas de filmes brasileiros em exibição.

No dia 21 também ocorre uma corrida, que pretende atrair centenas de atletas de várias categorias para celebrarem os 300 anos nas ruas históricas da cidade.