Secretaria de Desenvolvimento Social de Barroso apresenta retrospectiva de 2017

Confira a retrospectiva realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Barroso.

Para apresentar as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social no ano de 2017 é necessário, inicialmente dar destaque a nossa maior missão, a de servir o outro e servir de forma íntegra, humana e principalmente seguindo os princípios de uma política pública de garantia de direitos, sem interesses próprios.

Neste contexto, a Secretaria de Desenvolvimento Social, em 12 meses de trabalho, inovou em desenvolver Campanhas de Conscientização dinâmicas e interativas. Chegamos a todas as escolas apresentando as temáticas de forma lúdica e didática, alcançando resultados positivos no sentido de proteção e informação de toda comunidade.

A Campanha de Enfrentamento e Combate ao Abuso e Exploração Sexual, realizada em Maio e a Campanha de Proteção ao Idoso, realizada em Outubro, atingiram mais de 6.000,00 pessoas, entre crianças e adultos, evidenciando através de contação de histórias, teatros, bate-papos e ações sociais na praça Sant’Ana a necessidade de educar, informar, atualizar e garantir um futuro mais respeitoso e consciente, com ênfase nos valores humanos.

É importante ressaltar ainda que, grande parte das campanhas foram financiadas por parceiros, apoiadores e empresários que, ao serem procurados por nossa equipe, desejaram sonhar conosco, compreendendo o verdadeiro significado do termo “compromisso social”.

Inovamos ainda em levar para a Praça Sant’Ana e aos bairros do nosso município solidariedade em forma de doação. O Varal Solidário que aqueceu a população com a contribuição de corações ainda mais solidários, distribuiu a quem necessitava cerca de 1200 peças de roupas e 60 cobertores.

Além das Campanhas, Capacitação e geração de renda também estiveram presentes em nossas ações. Através da parceria com a Emater, empreendemos dois Projetos “Socializando Sabores” e “Doce Lembrança”.

Socializando Sabores, que aconteceu em Julho, ofertou capacitação em produtos derivados de tomate, atendendo à 20 pessoas. O curso foi oferecido utilizando tomates em fim de safra, doados por um produtor local, colhidos com a ajuda de funcionários da Emater e da Prefeitura.

Deste grupo capacitado, alguns participantes aceitaram o desafio de produzir para vender, assumindo uma barraca na Feira Livre, que comercializa os produtos todos os sábados, gerando oportunidade e renda. Este grupo é acompanhado pela coordenação e equipe técnica do CRAS, fortalecendo o empreendimento que tende a crescer ainda mais em 2018.

Já o “Doce Lembrança”, ofertado em Novembro, capacitou 20 pessoas para a produção de doces antigos. Este grupo formando inteiramente por mulheres, também passará a comercializar seus produtos em 2018, ampliando as possibilidades de renda das famílias, emponderando as mulheres no mercado de trabalho.

No mês de outubro, ofertamos também o Curso de Cuidador de Idosos, que capacitou 49 pessoas. O curso também aconteceu em parceria com profissionais dos setores do CRAS e CREAS, Secretaria de Saúde e Lar Nossa Senhora de Fátima. É importante mencionar a grandiosidade deste curso, pois muitas pessoas alegaram ter participado para cuidarem com mais qualidade de seus pais, enquanto outras, já nos relataram que conseguiram oportunidade de trabalho, através do diploma adquirido por essa iniciativa.

Oportunidades também foram oferecidas durante todo o ano de 2017, com a contratação de cursos no SENAI/ Unidade Barroso para atender toda a população. Quatro turmas se formaram: duas de pintor de obras imobiliárias, uma de assistente administrativo e outra de operador de computador. Ao todo cerca de 80 pessoas se capacitaram para serem inseridas no mercado de trabalho, em três áreas distintas.

Tendo em vista nossa preocupação com a geração de renda, estivemos em agosto, juntamente com os extensionistas da Emater, em Sete Lagoas para conhecermos o projeto de Hortas Comunitárias Urbanas, que já existe há mais de 35 anos na cidade. Na oportunidade, conhecemos também o cultivo de flores destinado à comercialização local. Nosso desejo é iniciar as ações em nosso município, já em 2018, com vista a promover as famílias a partir da efetivação de hortas.

Incentivamos ainda, o Plano Brasil sem Miséria. Juntamente com a Emater, realizamos uma reunião com famílias da área rural, beneficiários do Programa Bolsa Família, com objetivo de informar sobre o Plano, com o foco no fomento de atividades que beneficiem famílias de agricultores em situação de vulnerabilidade social, gerando renda também para os moradores rurais.

Além das propostas de capacitação e geração de renda, realizamos em Julho a X Conferência Municipal de Assistência Social de Barroso. O evento levou 250 pessoas ao Cesan e superou todas as expectativas, com um público participativo, uma organização respeitosa, uma programação dinâmica e ainda, com um baixo orçamento. Podemos dizer que o evento fez história em Barroso, deixando claro que não é necessário investimentos altos do poder público em eventos, quando se organiza, planeja e executa as ações com responsabilidade e seriedade.

Como também o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS transformou-se de fato em a porta de entrada das famílias barrosenses. Através do atendimento técnico especializado, os usuários foram inseridos nos projetos criados pelo setor: “De mãos dadas com as famílias e Momentos de Compartilhar.

No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além das oficinas, foram ofertados vários momentos de confraternização: Páscoa, Dia das Mulheres, Dia das Mães, Quadrilha, Dia do Estudante, Dia das Crianças e Natal, interagindo os usuários das diferentes idades em prol de um bem comum, a convivência sadia e respeitosa entre todos.

Incentivamos nossos usuários a vencerem seus limites, com a participação na Primeira edição dos Jogos da Ativa Idade em Rezende Costa, que aconteceu em Novembro . Barroso, através dos Grupos Reviver e Felicidade não tem idade, esteve presente com a maior delegação, participando com competência das categorias esportivas.

Além de descobrirem seus limites, os participantes dos grupos do Serviço de Convivência tiveram a oportunidade de participarem dos eventos cívicos de nosso município. No desfile em comemoração a independência do Brasil, os quatro grupos Integrando Caminhos, Juventude em Ação, Reviver e Felicidade não tem idade se apresentaram com muita organização e comprometimento. Agora, no primeiro desfile em comemoração ao aniversário da cidade, os grupos atuaram como destaques, encerrando o evento com muita alegria e amor por nosso município. Participamos ainda, com brilhantismo, do evento Outubro Rosa, conscientizando as mulheres da importância da prevenção através de apresentações culturais.

Diversificando as ações, participamos da Décima Sétima Edição do Projeto Plante uma Árvore, organizada pela Comunidade Ativa, realizada em setembro. Os grupos compartilharam do plantio de árvores e foram convidados a participarem de todas as etapas de cuidado das mudas.

E como não falar da belíssima Cantata de Natal realizada no dia 22 de Dezembro. Emoção em forma de música e um Cordel da história de Jesus Cristo trouxeram a magia do Natal a todos os presentes.

Já o CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social inovou suas oficinas, através do Projeto “Vida em Família”, atendendo aos familiares de dependentes químicos, com o apoio de vários profissionais durante todo ano, não cumprindo apenas protocolos, nós abraçamos a idéia de conviver. Além das oficinas, acompanhamentos individuais e disponibilização de transporte inteiramente gratuito possibilitou que os familiares visitassem seu entes queridos nas clínicas de reabilitação, atuando na qualidade do tratamento de quem tanto precisa de uma nova oportunidade.

Através do CREAS, apresentamos também a toda a rede de atendimento, o Fluxograma de ação para o trabalho especializado aos dependentes químicos no município, criando estratégias e caminhos para o enfrentamento da situação da dependência química em nosso município.

Em Novembro, o CREAS iniciou um novo projeto, o Vire a Página, que teve como primeira ação o bate-papo “Isso não é normal”. O Projeto atende a um grupo de mulheres que já vivenciaram ou vivenciam situações de constrangimento, violência ou abusos e tem como principal objetivo orientá-las sobre seus direitos, oportunizar um momento de trocas de experiências e fortalecimento de sua posição no lar e na sociedade.

E as ações não pararam por ai, as técnicas do CREAS, do CRAS e da Casa de Passagem Lar Feliz, lançaram em setembro, o Projeto Fortalecendo Laços, buscando que as famílias se fortaleçam, ampliem as possibilidades de diálogo e afeto e, assim tenham uma convivência familiar mais harmoniosa.

Tendo ainda, a orientação das famílias como um grande pilar do desenvolvimento social das mesmas, promovemos em Setembro o I Seminário de Condicionalidades do Programa Bolsa Família, recebendo os beneficiários de todos os cantos de nossa cidade. A proposta foi orientar as famílias, oportunizando um momento de trocas entre beneficiários e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social. O evento foi um

sucesso, contando com cerca de 1000 pessoas em quatro dias de evento.

Com o propósito de seguir informando a população realizamos reunião com os beneficiários idosos do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O objetivo da reunião foi esclarecer sobre as novas regras e procedimentos para receber o benefício, tendo em vista que, todos precisam estar cadastrados no Cadastro Único.

Abraçamos ainda a iniciativa da Secretaria de Educação, atuando como parceiros no Procase, Programa de Capacitação do Serviçal Escolar. Valorizar o serviçal escolar foi uma bela iniciativa, amplia as possibilidades educacionais e de convívio social, pois estes profissionais são fundamentais para o cotidiano das escolas.

E como poderíamos deixar de pensar no desenvolvimento e bem estar de nosso futuro? Tendo como principal missão cuidar de nossas crianças, aderimos ao Programa Criança Feliz. A adesão ocorreu em fevereiro deste ano e o lançamento aconteceu em outubro, com a preocupação de levar aos lares barrosenses um trabalho respeitoso, capaz de empoderar as famílias atendidas pelo programa, contribuindo com o desenvolvimento integral das crianças e gestantes. O lançamento foi marcado por apresentações teatrais nas creches, capacitações e encontro com 100 famílias, agraciadas pelo programa.

Encerramos nossas ações no ano de 2017 com chave de ouro. A Campanha Natal Solidário que teve início em 13 de Novembro e seu encerramento no dia 22 de Dezembro, superou todas as expectativas. Escolas, empresas, empresários, lojistas e toda comunidade em geral aderiram a Campanha e deixaram suas contribuições.

Outras ações foram empreendidas visando aumentar as doações e a participação da população. Na partida de futebol entre Seleção de Barroso e América Mineiro (Juniores) e no curso “O poder da Ação”, promovido pela Secretaria de Educação, foram arrecadados alimentos e leites.

Assim como, realizamos o Primeiro Torneio de Futsal Solidário de Natal, no dia 17 de Dezembro. Evento promovido em parceria com a Secretaria de Esportes e o Clube Recreativo Barrosense foi um grande sucesso, contando com 11 equipes participantes de Barroso e região.

Ao todo foram distribuídos:

 198 cestas básicas, juntamente com complementação de produtos natalinos;

 1286 Kits de roupas;

 750 Kits de brinquedos;

 168 pares de sapatos

 28 Kits de bebês;

 14 kits de roupas de cama, mesa e banho;

 06 móveis.

A culminância da Campanha aconteceu na Praça Salvador da Silva, no dia 22 de Dezembro.O evento teve início com uma carreata pelas ruas da cidade, logo após a alegria tomou conta com a chegada do Papai Noel.

Para 2018, os projetos iniciados em 2017 terão continuidade e novas propostas já estão previstas, pois temos certeza que é possível crescer com a inclusão social, se priorizarmos sempre a melhoria das condições de vida da população.

Acompanhe todo os trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social – Barroso – MG curtindo a página no Facebook:

https://www.facebook.com/Secretaria-de-Desenvolvimento-Social-Barroso-MG-196669077499033/?ref=br_rs