Carnaval antecipado de Conceição da Barra MG completa 26 anos

Conceição da Barra/MG realiza entre os dias 01 e 04 de fevereiro o 26º Carnaval Antecipado do município, considerado por muitos foliões como o melhor pré-carnaval da região das vertentes, a programação de 2018 conta com blocos inéditos, e de acordo com os organizadores pretende atrair milhares de pessoas da região.

Com programação toda gratuita, o evento busca preservar as tradições dos blocos e do carnaval de rua que há mais de duas décadas fazem a alegria de concepcionenses e visitantes. Esse ano, 11 blocos desfilam no carnaval de rua, sendo alguns inéditos, como é o caso dos blocos organizados por torcedores do Cruzeiro e Atlético MG, que vão para as ruas no domingo, 04 de fevereiro.

Três blocos marcam presença desde os primeiros carnavais de Conceição da Barra, o Bloco das Piranhas, que arrasta uma grande quantidade de foliões pelas ruas da cidade na noite do segundo dia de folia, o Bloco da Alvorada e o Bloco da Apoteose que encerra a festa no domingo a noite.

A concentração do bloco das Piranhas acontece todos os anos no Quenta Sol e conta com o apoio da comunidade. Vinícius Silva que faz parte da organização do bloco conta que a equipe está muito feliz com o retorno de um dos percussores do bloco, o Sr. Chiquinho. Vinícius explica a relação entre o Carnaval antecipado e o bloco. “O bloco das piranhas tem uma importância histórica no evento, principalmente porque ele nasceu paralelo ao Carnaval Antecipado de Conceição da Barra – MG numa brincadeira entre amigos, mas que ao longo dos anos ganhou grande proporção.”

Um dos blocos mais esperados do carnaval surgiu em 2011, o “Cai Dentro”arrasta a multidão atrás do trio elétrico durante o sábado à tarde. O bloco atrai um público diverso, que busca aproveitar o carnaval também durante o dia. Um dos organizadores, Emerson Mathias atribui esse sucesso ao trabalho realizado em equipe para a manutenção do bloco. “O Cai Dentro é um bloco organizado para crianças, jovens, adultos, família, onde todos curtem e se divertem sem preocupação”, explicou.

A Prefeitura Municipal fornece anualmente a infraestrutura geral do evento, com material de divulgação, contratação de baterias, grupos de marchinhas tradicionais e trio elétrico, além de promover reuniões de alinhamento com os organizadores dos blocos. Esse ano a programação será toda concentrada na Praça Central, onde acontecerá o desfile dos blocos e shows nos quatro dias de folia. Segundo o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Filipe Ávila esse foi um dos pedidos da comunidade, para que a Praça fosse ocupada com toda programação do evento.

O Secretário enfatiza a importância cultural da festa para o município. “Já é notório que o carnaval antecipado de Conceição da Barra é um dos melhores das vertentes, esse sentimento de alegria do nosso povo contagia a todos que nos visitam. Festejar faz parte da nossa cultura local e o nosso carnaval é um dos momentos mais esperados pelos foliões”, completou.

Confira os Blocos do 26º Carnaval de Conceição da Barra/MG

Quinta-feira: 01/02
-Bloco das Crianças
-Bloco do Boi& Bloco da Melhor Idade
-Bloco Pé de Cana

Sexta-feira: 02/02
-Bloco Turma do Barra
-Bloco das Piranhas
-Bloco Nação Preta e Branca

Sábado: 03/02
-Bloco da Alvorada
-Bloco Cai Dentro

Domingo: 04/02
-Bloco do Galo Doido
-Bloco do Nação Azul CBM
-Bloco da Apoteose