Confira a retrospectiva 2017 do esporte em Barroso

A Prefeitura de Barroso divulgou a retrospectiva 2017 do esporte no município. Confira:

O ano de 2017 foi de grande sucesso para o esporte em Barroso. Com muito trabalho e poucos recursos, a Administração 2017-2020 conseguiu realizar e apoiar muitas atividades, nas diversas modalidades esportivas, envolvendo públicos de várias faixas etárias, contribuindo para fazer de barroso a cidade dos esportes.

Começamos o ano com o tradicional Torneio de Futsal de Verão, que agitou o Ceclans, reunindo grande público e teve uma inédita prestação de contas da lanchonete, que foi cedida a uma instituição filantrópica. Além da Taça Prata e Taça Ouro, realizamos o 1º Torneio das Categorias de Base Sub 13 e Sub 16, inserindo as novas gerações nas grandes competições.

Também no futsal, realizamos o 1º Torneio Quarentão, envolvendo os atletas veteranos no esporte. Foi um sucesso!

Inauguramos a quadra do Bedeschi, com investimento de mais de R$ 60 mil em recursos próprios e realizamos o 1º Festival de Futsal, descentralizando o esporte para o bairro.

Ainda no futsal, apoiamos os atletas barrosenses na disputa das etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (jemg), que culminou com o título nacional dos Jogos Escolares da Juventude, recebendo nosso reconhecimento e nossas homenagens, com direito a carreata na viatura do Corpo de Bombeiros.

Também apoiamos o 1º torneio de Futsal Solidário de Natal, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, promovendo o esporte em benefício dos mais necessitados.

No atletismo, ressuscitamos a Corrida de Sant’ana, uma das mais tradicionais do Estado, que ficou dois anos sem ser realizada e reunimos cerca de 170 atletas de mais de 20 cidades, um número recorde em barroso. Também apoiamos a 6ª Corrida Rústica do Rosário, que já ganhou o gosto dos atletas e virou tradição, reunindo mais de 130 corredores de diversas cidades.

No vôlei, além do apoio aos atletas com transporte para diversas competições, incluindo o JIMI e o JEMG, realizamos os Jogos Abertos de Barroso de Voleibol, que foram um sucesso, contando com a participação de equipes da cidade e região.

No futebol, realizamos o 1º Torneio Municipal, privilegiando os atletas locais. O evento foi um sucesso e reuniu oito equipes. Além disso, apoiamos a equipe veterana do Montanhês na disputa do Cinquentão e realizamos a tradicional Copa Barroso, que chegou a sua 37ª edição em 2017. O esporte mais popular do Brasil também integrou as comemorações do aniversário de Barroso, quando tivemos o amistoso entre a seleção local e a equipe júnior do América Mineiro.

Nas artes marciais, apoiamos diversos atletas, fornecendo transporte para várias competições. Com isso, tivemos campeões mineiros, sulamericanos e a vice-campeã brasileira de Jiu Jitsu, trazendo muitas medalhas para nosso município.

No mountain bike, apoiamos e realizamos eventos inéditos no município. O 1º Trilhão Beneficente dos Anjos do Esporte contou com nosso apoio e reuniu mais de 100 ciclistas de toda a região. Também demos atenção especial ao tradicional Cicloturismo de Barbacena a Tiradentes, com mais de 300 ciclistas. Com esse apoio, conseguimos inserir Barroso oficialmente no evento em 2018. Celebramos os 64 anos do município com o 1º Trilhão de Mountain Bike de Aniversário de Barroso, que reuniu cerca de 150 participantes de diversas cidades, explorando nossas trilhas e montanhas, incentivando também o turismo e a economia local.

Também apoiamos o projeto Show de Bola, que insere jovens em diversas modalidades esportivas; apoiamos a nossa atleta de ouro da natação em várias competições; iniciamos as aulas de hidroginástica no Ceclans, em parceria com a Secretaria de Saúde; apoiamos corridas de carrinho de rolimã e levamos uma delegação com mais de 100 participantes da terceira idade para participarem dos Jogos da Ativa Idade, em Resende Costa.

E não para por aí: ao longo de todo o ano, tivemos ações formativas com profissionais e personalidades do esporte, promovendo a capacitação e o conhecimento para atletas, treinadores e para a população em geral.

Nosso 2017 foi brilhante e queremos brilhar ainda mais em 2018, pois acreditamos no esporte como promoção da saúde, educação e qualidade de vida para o nosso povo!