Câmara de Barroso vai cobrar das agências bancárias cumprimento de lei

A Câmara Municipal de Barroso promoveu nova reunião ordinária, a segunda deste semestre, às 19 horas desta segunda-feira, dia 07 de agosto, quando registrou a presença de todos os vereadores. A pauta para votação trazia um Projeto de Lei e cinco requerimentos para discussão.
Um dos destaques da reunião foi a aprovação do Requerimento nº 038/2017, que trata da notificação às agências bancárias de Barroso quanto ao cumprimento da Lei nº 2438/2013 (clique para saber mais), que determina aos bancos obrigações relativas ao atendimento dos usuários das agências instaladas no município, uma vez que, de acordo com os legisladores, as instituições financeiras, até então, não estão adequadas às determinações da lei.
Após a abertura da sessão e leitura das correspondências, foi dada a palavra livre aos Legisladores, que se manifestaram sobre assuntos relacionados ao município, nas áreas de interesse da população. Após as manifestações, foi dada abertura à Ordem do Dia.
Ordem do Dia:
Em primeira discussão para votação o Projeto de Lei nº 033/2017, que autoriza cessão de uso de imóvel de propriedade do município de Barroso à Ascab e dá outras providências (uma vista). Aprovado por unanimidade.
Em primeira discussão para votação o Requerimento Verbal de autoria da Vereadora Vera Aparecida Rodrigues Pereira (Verinha) para que o Projeto de Lei nº 034/2017, que autoriza a permissão de uso à Copasa e dá outras providências faça parte da Ordem do Dia, dispensando os pareceres jurídico e das comissões pertinentes (uma vista). O requerimento foi aprovado por todos os vereadores. Sendo colocado em discussão o projeto, o mesmo foi aprovado por unanimidade.
Em discussão para votação o Requerimento nº 038/2017, que trata da notificação às agências bancárias de Barroso quanto ao cumprimento da Lei nº 2438/2013, que determina aos bancos obrigações relativas ao atendimento dos usuários das agências instaladas no município. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Em discussão para votação o Requerimento nº 039/2017, que trata da solicitação ao Executivo e à empresa de transporte urbano que presta serviços no município para que os serviços sejam estendidos aos moradores do bairro do Rosário. O requerimento foi aprovado por unanimidade. Nas discussões, os vereadores ressaltaram a necessidade de outros bairros serem também contemplados e trabalharão para que o Executivo viabilize o mesmo atendimento a mais áreas de Barroso.
Em discussão para votação o Requerimento nº 040/2017, que solicita cópias de alguns processos licitatórios ao Executivo Municipal. O requerimento recebeu um pedido de vistas, da Vereadora Vera Aparecida Rodrigues Pereira (Verinha).
Requerimentos verbais:
– Verinha: que o Projeto de Lei nº 035/2017, que autoriza a cessão de passe a estudantes residentes no município de Barroso e dá outras providências, fizesse parte da Ordem do Dia, dispensando os pareceres jurídico e das comissões pertinentes. Aprovado por unanimidade. Colocado em discussão o projeto, o mesmo foi, também, aprovado por todos os vereadores.
– Állan Campos: que o Legislativo envie cumprimentos os atletas Wanderson Nascimento, Wanderlei Ferreira, Rita Belo, Larissa Oliveira, Alanis Araújo, Auana Araújo, Kelperson Willians e alunos do JEMG pelos resultados obtidos no último fim de semana e também à OAB pelo passeio ciclístico promovido no domingo. Aprovado por unanimidade.
– Eduardo Ferreira Pinto: que o Legislativo envie cumprimentos à equipe da Cohab pelo título da Recopa do Futsal de Barroso, conquistado na última sexta-feira. Aprovado por unanimidade.
– Eduardo Ferreira Pinto: que o Legislativo envie cumprimentos ao Pastor Alex Barreto e demais membros da Igreja Assembleia de Deus pela realização do Abala Barroso 2017, no último fim de semana. Aprovado por unanimidade.
– Eduardo Ferreira Pinto: que o Legislativo envie cumprimentos aos novos bombeiros civis de Barroso pela formatura no último dia 30, em Barbacena. Aprovado por unanimidade.
– Verinha: que o Legislativo envie cumprimentos ao professor de teclados Israel Ribeiro de Avelar pelo evento cultural realizado no último sábado. Aprovado por unanimidade.
– João Campos (Golô): que o Legislativo envie cumprimentos à comissão organizadora do Torneio de Quarentão de Futsal pelo trabalho realizado na promoção do torneio. Aprovado por unanimidade.
Não havendo outros conteúdos a serem discutidos, o presidente da Câmara, Vereador Baldonedo Arthur Napoleão, deu por encerrada a sessão, convocando os demais parlamentares para a próxima reunião ordinária, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19 horas, tendo como matéria para a Ordem do Dia, os Projetos de Lei 033/2017 e 034/2017 (ambos em segunda discussão) e o Requerimento nº 040/2017 (uma vista).
Após a sessão ordinária, os vereadores se encontraram novamente para a reunião mista, na qual os parlamentares discutem assuntos de interesse público, relacionados às questões das comissões permanentes. As reuniões mistas acontecem semanalmente às segundas-feiras, após o encerramento da reunião ordinária.