Festival de curtas exibiu 26 filmes para os barrosenses

Entre os dias 15 e 18 de dezembro, o Projeto Cultura & Cidadania exibiu, gratuitamente, a mostra itinerante do 17º FESTCURTASBH

O Projeto Cultura & Cidadania trouxe para Barroso, entre os dias 15 e 18 de dezembro, a itinerância do 17º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH, exibindo 26 filmes brasileiros e de outros 11 países.

As sessões foram exibidas no Teatro Gonçalo e Gercino, na Associação Comunitária do Bairro Joaquim Gabriel de Souza, com entrada gratuita. Foram quatro mostras: Competitiva Minas, Competitiva Brasil, Infantil e Animação.

O prefeito eleito de Barroso, Reinaldo Fonseca, prestigiou o evento e destacou a importância de oferecer novas linguagens artísticas para a população, como foi o caso dos curtas-metragens. “É importante valorizar esse projeto, que traz linguagens artísticas diferentes para a população. Os filmes que eu assisti foram fantásticos e nós temos que incentivar para que iniciativas desse tipo continuem e para que a população se sinta motivada a apreciar essas diversas linguagens artísticas”, declarou.

O jovem Michel Lucas esteve presente em todas as sessões e gostou da novidade, já que foi a primeira vez que ele presenciou um festival de curtas. “Foi muito interessante, cada dia abordando um tema diferente, com muita criatividade. É sempre bom experimentar algo diferente na nossa cidade e também uma forma diferente de cultura, para fugirmos um pouco da correria do dia-a-dia e relaxar um pouco”, destacou.

A programação do Projeto Cultura & Cidadania volta em janeiro de 2017, com muitas atrações de forma gratuita para os barrosenses.

FESTCURTASBH

A 17ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte exibiu 136 curtas-metragens nacionais e internacionais, selecionados dentre mais de duas mil produções inscritas, de 93 países diferentes e 22 estados do Brasil.

O curta-metragem é o formato que possibilita toda forma de experimentação; pelo seu baixo custo e pelo avanço das possibilidades técnicas de produção, o curta veio a se tornar a forma mais autoral de fazer cinema. No entanto, é também a forma que está cada dia mais longe do circuito de distribuição e, consequentemente, do público. Desse modo, chegamos ao ponto-chave da importância de um festival de cinema de curta-metragem.

Cultura & Cidadania

O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Associação Ortópolis, Cia Fofocas de Teatro, Rádio Liberdade FM, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso – ACIB, Teatro da Associação Comunitária do Bairro Joaquim Gabriel de Souza (Guede) e Grupo de Igualdade Racial de Barroso (GIRB).

Mais informações

culturaecidadaniabso.blogspot.com.br

www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso

culturaecidadaniabso@gmail.com

Telefone de contato: 32-98840-8668

Whatsapp: 31-98256-6556

Leave a Reply