Prefeito eleito de Barroso entra na luta pela permanência do Senai

O prefeito eleito de Barroso, Reinaldo Fonseca, se reuniu, na manhã desta quarta-feira, com o Gerente Regional do Senai na Zona da Mata, Marcelo Leal, além do Diretor do Senai de Barbacena, de Barroso e do Sesi de Barbacena, César Nunes Ferreira e da Analista de Projetos do Senais Minas, Lígia Fátima Xavier. Também estiveram presentes o presidente da Acib, Ronaldo Ferreira, o empresário barrosense Célio Reis e o cidadão José Carlos Pereira, representante da sociedade civil e um dos batalhadores pela permanência da entidade em Barroso.

O gerente regional e o diretor apresentaram o contexto atual do Senai Barroso, com dois cursos em fase de conclusão atualmente. Segundo eles, é preciso que sejam levantadas as demandas do município pelos tipos de cursos que possam ser oferecidos, de acordo com a necessidade dos barrosenses e do mercado na região. Além disso, eles apresentaram as demandas da instituição em relação ao apoio da prefeitura.

Reinaldo afirmou que não vai medir esforços para a permanência da unidade do Senai em Barroso e, para isso, vai contar com o apoio da Acib e de empresários da indústria local e regional, no levantamento das demandas de cursos. Logo que foi eleito, Reinaldo já havia feito contato com o Senai, demonstrando interesse na permanência da unidade. Como ainda não foram definidos novos cursos para 2017, o gerente se prontificou a manter a estrutura atual da unidade, com os profissionais, até que seja definida toda a situação e novos cursos possam ser iniciados.

Reinaldo também já entrou em contato com o proprietário da Marluvas, que tem um grande potencial de contratação de profissionais formados pelo Senai e que pode auxiliar no levantamento da demanda dos cursos. O empresário Célio Reis destacou o potencial de Barroso na área de mineração, que pode ser ainda mais explorado em relação à capacitação dos profissionais.

Outro ponto que Reinaldo destacou é a necessidade de um empenho em conjunto também do próprio Senai, já que a unidade de Barroso tem uma performance proporcionalmente melhor do que as unidades de Barbacena e São João del-Rei, porém, a um custo bem menor.

Reunião com representantes da Caixa Econômica Federal

Ainda nesta quarta-feira, já no início da tarde, Reinaldo, juntamente com o presidente da Acib, Ronaldo Ferreira e o empresário Célio Reis, se reuniu com o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Luiz Guilherme de Campos e com o Gerente Geral da Agência da Caixa em Barbacena, José Almir.

O encontro foi realizado com objetivo de que os representantes da Caixa conhecessem o novo prefeito, para estreitarem a relação com o município de Barroso, já que, em 2012, a instituição demonstrou interesse em instalar uma agência na cidade, no entanto, a administração atual não aceitou as condições da Caixa, que, então, avaliou como inviável sua instalação no município, que perdeu uma grande oportunidade de ter mais uma agência bancária e, com isso, movimentar ainda mais a economia local e facilitar a vida de muitos barrosenses, que possuem conta na Caixa.

Luiz Guilherme destacou que, se a Caixa avaliar novamente que seja viável se instalar em Barroso, tornará a entrar em contato com o prefeito.

Confira mais fotos abaixo:

Leave a Reply