Proteção e recuperação de nascentes foi tema de palestra em Barroso

Na noite desta quarta-feira, 29 de junho, diversos produtores e trabalhadores rurais participaram de uma palestra promovida pela Emater em Barroso. O encontro abordou temáticas sobre proteção e recuperação de nascentes e aconteceu às 19 horas, nas dependências da Câmara Municipal da cidade. O responsável pela palestra foi o Coordenador de Meio Ambiente da Emater, Geraldo Demeralino, que passou muitas informações aos participantes, que interagiram fazendo diversas perguntas e sanando suas dúvidas sobre o assunto.
De acordo com Demeralino, o cuidado com a preservação das nascentes é amplo e envolve todo o ambiente. “As nascentes fazem parte de um sistema ligado ao solo, ao clima, à vegetação e a outros elementos naturais. Tudo isso está interligado. A nascente não brota sozinha. Existem diversos fatores que contribuem para que uma nascente produza água. E quem não preserva esses recursos, passa por dificuldades com escassez de água. Tivemos recentemente um período muito sério, com secamento de muitas nascentes, inclusive em áreas que nunca tiveram problemas com água, e é preciso bastante cuidado e atenção”, destacou ele.
Na oportunidade, o palestrante fez questão de ressaltar que a responsabilidade com a preservação da água não é apenas do produtor rural, que, segundo ele, é um grande agente de produção e manutenção de recursos hídricos. “Não é só o produtor rural que deve cuidar da água. O consumidor urbano também precisa ter essa consciência. O produtor rural é também um produtor de água e deveria receber por serviços ambientais prestados, pois, quando ele preserva esses recursos, ele aumenta a quantidade de água a ser ofertada ao meio urbano”, concluiu o coordenador.

Comente e compartilhe esta notícia no Facebook do Jornal Primeira Página!

————————————————————————————————— 
Curta a página da Academia Saúde & Movimento no Facebook
 —————————————————————————————–
Image and video hosting by TinyPic
Acesse: www.newperception.com.br
——————————————————————–


Leave a Reply