Vereador barrosense participa de reuniões com deputados em Brasília

O vereador barrosense Antônio Maria Claret de Souza (Tonho) participou, na tarde desta terça-feira (21), de duas importantes reuniões no Congresso Nacional, em Brasília. A primeira foi a reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Hospitais Filantrópicos e a segunda foi a Audiência Pública da Comissão de Seguridade e Família.
Ao todo, 30 deputados federais participaram das reuniões, inclusive alguns deputados votados em Barroso em eleições recentes, como Marcos Pestana, Eduardo Barbosa e Domingos Sávio, os três do PSDB mineiro.
A deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) destacou que a crise das santas casas e dos hospitais filantrópicos é causada pelo subfinanciamento histórico do Sistema Único de Saúde. “Sem os recursos necessários, não será possível avançar na saúde no Brasil”, disse a deputada. 
A Dra. Maria Vitória Paiva destacou que o atendimento realizado nas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos é, via de regra, muito mais barato que o atendimento realizado pelos hospitais públicos. 
O Vereador Tonho destaca que a crise contemporânea da saúde é causada por um conjunto de fatores como: crise fiscal do estado brasileiro, judicialização da política, crise dos municípios, custos crescentes da saúde, inflação… Tudo isso deságua em sobrecarga das entidades filantrópicas. Essas entidades, entretanto, são patrimônios da sociedade, operam verdadeiro milagre em meio ao caos e devem ser tratadas com respeito e zelo pelos poderes públicos.
A gravação da Audiência está disponível no site da Câmara dos Deputados: www.camara.leg.br
O Vereador Tonho viajou a Brasília para essa atividade parlamentar com recursos particulares, sem solicitar diárias ou passagens à Câmara Municipal.
Principais dados do setor (hospitais filantrópicos)
  • Primeiras instituições não governamentais do país (desde 1543);
  • 2100 santas casas e hospitais sem fins lucrativos 
  • 166.000 leitos (35% do total no Brasil)
  • 56% das instituições são os únicos hospitais no município onde se encontram 
  • 520.000 empregos diretos 

  • 140.000 médicos autônomos
*Informações de Antônio Maria Claret de Souza Filho

Comente e compartilhe esta notícia no Facebook do Jornal Primeira Página!

————————————————————————————————— 
Curta a página da Academia Saúde & Movimento no Facebook
 —————————————————————————————–
Image and video hosting by TinyPic
Acesse: www.newperception.com.br
——————————————————————–


Leave a Reply