Imagem de suposta vítima da lama em Mariana é falsa

Uma imagem utilizada na polêmica comparação entre as duas tragédias, o rompimento da barragem em Mariana – MG e os atentados terroristas na França, vem sendo compartilhada por milhares de pessoas nas redes sociais.
 
Será que essa foto de uma pessoa na lama é mesmo de uma das vítimas do estouro de uma barragem na cidade mineira de Mariana?

A imagem chocante apareceu no Facebook no dia 15 de novembro de 2015 e logo se espalhou pelo Twitter e nas demais redes sociais. Nela podemos ver um corpo coberto de lama, aparentemente morta pela sujeira.

O texto que acompanha a imagem chama a atenção do leitor para a tragédia que ocorreu no dia 05 de novembro de 2015 em Mariana (MG), mas que parece ter sido esquecida por causa dos ataques terroristas que ocorreram no dia 13 de novembro de 2015, em Paris.

De acordo com o site E-Farsas, a imagem é real, mas nada tem a ver com a tragédia ocorrida em Mariana e tampouco tem a ver com morte.

A fotografia é, na verdade, de 06 de julho de 2010, e foi tirada em Michigan (EUA) durante o festival anual chamado “Dia da sujeira”. Para criar esse o lago de lama foram misturados 75 mil litros de água com 200 toneladas de terra. Cerca de 1000 crianças participam da brincadeira todos os anos!

A fotografia original é de Bill Pugliano e está à venda pela Getty Images.

A foto do suposto morto de Mariana é, na verdade, uma criança brincando na lama em um festival nos Estados Unidos!

Comente e compartilhe esta notícia no Facebook do Jornal Primeira Página!


Leave a Reply