Campanha “Plante uma Árvore” completa 15 anos com atividades na Apae de Barroso

A campanha “Plante uma Árvore”, realizada pelo ambientalista Geraldo Napoleão Neto (G2), que é presidente da ONG Comunidade Ativa, teve início no ano de 2001, e, desde então, vem realizando, sempre no dia da árvore (21 de setembro), o plantio de diversas mudas de árvores pela cidade, com o apoio de moradores das áreas onde as mudas são plantadas e alunos das escolas do município.

“Este ano, a campanha teve início na escola da APAE, onde um belo trabalho está sendo realizado, porque, normalmente, as árvores são plantadas em lugares perto da escola, mas não tão perto como na APAE, o que está possibilitando que os estudantes reguem as árvores”, declara G2.

Segundo o ambientalista, é muito importante regar as mudas, principalmente neste momento, em que as chuvas estão escassas, o que quase provocou o adiamento da campanha de 2015. No entanto, nas semanas anteriores choveu em Barroso, tornando possível a realização do plantio.

“Foram plantadas, até agora apenas 34 árvores, mas pretendemos plantar muitas outras após as próximas chuvas. Bom lembrar que o plantio sempre é antecedido por palestras e que os estudantes da APAE tê regado as árvores por conta própria, sem ninguém pedir”, declarou.

Segundo Geraldo, as mudas plantadas até agora foram compradas e não doadas, por isso foi possível plantá-las já grandes e, pela primeira vez também, foram selecionadas muitas árvores frutíferas, como mangueira, amoreira, caramboleira, pitangueira e pés de araçá, uma fruta bem típica da nossa região.

“Plante uma Árvore você também, mas antes analise o local escolhido pra plantar a árvore certa para não ter problemas no futuro!”, concluiu.

 
Geraldo Napoleão Neto é Especialista em Ciências Ambientais – UFRJ 2011 / Especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável – UFMG 2006

Comente e compartilhe esta notícia no Facebook do Jornal Primeira Página!


Leave a Reply