Exclusivo: 18 casos de Dengue e uma pessoa com Zika em Barroso

Depois da notícia veiculada pela Rádio Liberdade FM, no final do mês de maio, de que a cidade de Barroso havia chegado a 15 casos de dengue confirmados, o departamento de jornalismo da emissora apurou que outras três pessoas foram diagnosticadas com a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. As novas confirmações foram também do centro da cidade e elevam para 18 o número de casos positivos.
Até agora os bairros Genésio Graçano, São José, Santa Maria e Irmãos Pinto tiveram um caso confirmado cada, além de dois nos bairros Jardim Europa, Joaquim Gabriel de Souza (Guede) e Dr. José Guimarães. O centro da cidade agora tem oito confirmações da doença. Além disso, são 92 notificações realizadas e ainda existem 6 exames aguardando resultado do laboratório de Juiz de Fora, o que ainda pode aumentar os números da Dengue na cidade.
O agente de endemias Márcio Ferreira fez uma afirmação alarmante. De acordo com ele, o Governo de Minas divulgou que, para cada caso notificado, ocorrem em média outros 10 casos não notificados. Ou seja: o número de notificações da doença em Barroso pode chegar à preocupante marca de 1.000 casos. O agente ainda confirmou um caso de Zika vírus, que é da mesma família do vírus da dengue, mas menos agressivo. A vítima seria uma pessoa de Barroso, que trabalha fora da cidade, e que veio doente para o município.
O Setor de Endemias da cidade vem realizando o trabalho preventivo na cidade, inclusive com palestras e panfletagem para a comunidade. O agente ainda destacou que no período do frio a infestação do mosquito é mais baixa, mas os barrosenses não podem relaxar, devendo aproveitar o período para tomar as medidas cabíveis, se precavendo para a chegada das chuvas, quando os casos voltam a aumentar consideravelmente.

Leave a Reply