O Dia Mundial do Leite e a APLeiteBR em Barroso

Nesta segunda-feira, dia 1º de junho, comemora-se o Dia do Leite, data proposta em 2001 pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), na qual todos os aspectos do leite fossem celebrados e discutidos. Desde então, o Dia Mundial do Leite vem sendo celebrado em diversos países. Comemorar este dia é de fundamental importância para que se crie uma consciência dos benefícios que o consumo desse alimento natural pode proporcionar. O leite é um alimento rico, sendo a melhor fonte de cálcio, elemento mais facilmente absorvido pelo organismo através do leite do que a partir de outros alimentos.

Em Barroso, a Associação dos Produtores de Leite de Barroso e Região (APLeiteBR) realiza um importante trabalho de suporte na área de produção, beneficiamento e comercialização de leite. Atualmente conta com cerca de 20 produtores filiados, que produzem, em média, 8 mil litros de leite diariamente.

Em 2014, a associação recebeu, através de emenda parlamentar, três tanques de refrigeração de leite, que contribuem para a melhoria dos trabalhos dos produtores filiados. Além disso, a associação, em parceria com a EMATER-MG, articularam junto à Prefeitura Municipal de Barroso a retomada do tradicional torneio leiteiro, que acontece na Exposição Agropecuária da cidade, realizada no parque de exposições.

Outros pontos que merecem destaque nos trabalhos da APLeiteBR são a realização de mutirões para instalação de mata-burros e a construção de abrigo para condicionamento de tanques de resfriamento de leite. A associação realiza, anualmente, a compra conjunta de adubo para formação de lavouras, reduzindo os custos de produção.

A entidade realiza, também, articulações entre os produtores de leite e as indústrias, para negociação do fornecimento de leite. Ainda em parceria com EMATER-MG e também com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, atua como interlocutor de políticas públicas para o desenvolvimento do setor rural de Barroso e região.

Leave a Reply