Barrosense participa de competição nos Estados Unidos

Os estudantes já estão nos Estados Unidos para a competição

Os integrantes da equipe Trem Ki Voa Micro estão nos Estados Unidos, onde vão representar a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) na disputa da competição mundial de Aerodesign. O evento é um desafio de engenharia aeronáutica e visa a criação de uma aeronave não tripulada, controlada via rádio, para transporte de carga. O SAE Aero Design East® acontecerá entre os dias 13 e 15 de março em Lakeland, na Flórida.

O barrosense Mateus Soares Rodrigues
E, dentre os membros da Trem Ki Voa, está um barrosense: Mateus Soares Rodrigues, estudante de Engenharia Elétrica, que nasceu em Sinop, no Mato Grosso, mas mudou-se com a família para Barroso aos três anos de idade. Filho de Mariana Soares Rodrigues e Mozar Rodrigues Filho, o futuro engenheiro considera-se um barrosense de coração e tem raízes sólidas na cidade. Por um tempo, residiu em São João del-Rei para aprimorar os estudos e, agora, está de volta a Barroso. “Me mudei para São João no início do ano passado, porque queria fazer atividades extracurriculares. Fiz dois anos de Aerodesign, iniciação científica, trabalhei em um laboratório e melhorei muito meu Inglês. Agora optei por voltar para Barroso” comentou ele. 

A equipe garantiu a participação depois de vencer outras 25 concorrentes na 16ª competição SAE Brasil Aerodesign, que reuniu mais de 1500 alunos de engenharia de todo o país em São José dos Campos no fim do ano passado (relembre aqui). Para a disputa do mundial, foi preciso desenvolver um novo projeto, atendendo ao regulamento internacional. Os últimos testes na nova aeronave foram realizados na tarde do dia sábado (7), no Campus Tancredo Neves.

Sobre a equipe Trem Ki Voa Micro (TKVm), Mateus lembra que ingressou no grupo em 2012, através de processo seletivo e que, atualmente, são 23 membros, sendo ele o único barrosense. Ele deu detalhes de sua participação na competição nacional. “Ajudei em todo o projeto elétrico, auxiliando no dimensionamento do motor, baterias, construção da telemetria e fui o responsável pela análise de desempenho da aeronave, onde calculei a distância de decolagem e pouso, performance em subida e descida, velocidade mínima e máxima e outras coisas”, ressaltou Mateus.

Leave a Reply