Inverno ajuda no cultivo da couve-flor em Barbacena

Em Minas Gerais, os agricultores aproveitam os últimos dias do inverno para faturar com a venda da couve-flor. A hortaliça se adapta bem ao clima mais frio. O município de Barbacena é um dos maiores produtores de couve-flor de Minas Gerais. José Ponciano tem 16 mil pés e mostra orgulhoso a hortaliça. O inverno é a melhor época para a cultura.

Por causa dos prejuízos do início do ano, o produtor de couve-flor da região das Vertentes acabou diminuindo a área plantada, acreditando que o tempo continuaria seco e quente, mas o inverno chegou e o frio veio na medida certa. As plantas responderam bem, cresceram saudáveis e com a menor quantidade do produto no mercado, o preço melhorou, para alegria do produtor.

Altamir Vicentini plantou 1,5 hectare nesta safra, a metade do que está acostumado a cultivar. Ele está vendendo a caixa com oito unidades por até R$ 15, preço três vezes maior do que no início do ano. “Agora, a gente evita a irrigação por causa do frio e a hortaliça sai mais bonita e viçosa. Além disso, com pouca couve-flor no mercado, o preço melhorou demais”, conta.

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), os agricultores de Barbacena colhem cerca de 7 mil toneladas de couve-flor por ano.

Fonte: G1

Leave a Reply