UFSJ alcança resultados inéditos no RoboCup 2014

Entre os dias 19 e 25 de julho, a cidade de João Pessoa (PB) sediou a RoboCup 2014, a copa do mundo de robôs. Um dos maiores eventos de Robótica do planeta, a edição 2014 da RoboCup teve mais de 3 mil participantes, divididos em cerca de 450 equipes de diversos países. As equipes da Universidade Federal de São João del-Rei alcançaram resultados inéditos.

Neste ano, a UFSJ foi representada no mundial da RoboCup em duas categorias. Na categoria de Simulação 2D, o time UFSJ2D (UFSJ) alcançou a oitava colocação. Segundo a equipe, é primeira vez na história que uma equipe brasileira consegue se posicionar entre os oito melhores times de simulação 2D no mundial da RoboCup. O 2D da UFSJ conseguiu importantes vitórias sobre times do Japão, China e Irã, além de dois empates com o time vice-campeão mundial (Gliders – Austrália). O UFSJ2D se formou a partir de uma parceria entre as equipes de dois campi da UFSJ, UaiSoccer2D, do Campus Santo Antônio em São João del-Rei e RoboCap, do Campus Alto Paraopeba.
 
Já na liga small-size, pela primeira vez a UaiSoccer (UFSJ) disputou o mundial nessa categoria-onde a jogo acontece entre dois times de seis robôs pequenos, com no máximo 18cm de diâmetro e 15cm de altura. Nesta categoria, a UaiSoccer conseguiu uma grande vitória (5 x 0) sobre o time turco NEUIslanders.
 
Os competidores da UFSJ ressaltam a importância da participação de um evento dessa magnitude. Para o aluno de Ciência da Computação, Rodrigo Caputo, da equipe UaiSoccer, “o mais importante são os conhecimentos adquiridos e o contato com os pesquisadores de robótica de alto nível das grandes universidades do mundo”. Já o estudante de Engenharia Elétrica, André Ottoni, da UFSJ2D, aponta a importância da sequência de um trabalho: “os resultados são frutos de uma sequência de trabalho. Muitos que passaram ou continuam trabalhando por esses projetos foram fundamentais para chegarmos a esse nível competitivo. A UFSJ está de parabéns!”
 
Os times de robótica da UFSJ já iniciaram os preparativos para a Competição Latino Americana de Robótica, que acontece em outubro, na cidade de São Carlos (SP).

Fonte: Portal da UFSJ

Leave a Reply