Barroso agora conta com secretaria de base do Sinter

A cidade de Barroso recebeu, no início da noite desta quarta-feira (16), uma Secretaria de Extensão de Base do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Barbacena e Região (SINTER). O evento de inauguração aconteceu na sede da Associação dos Produtores de Leite de Barroso e Região (APLeiteBR), que funciona no terminal rodoviário de Barroso, local que, agora, contará também com o atendimento e serviços do Sinter.

Na oportunidade, fizeram-se presentes a diretora do Sinter e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), Alaíde Morais, representando o presidente do Sindicato, Márcio José da Silva, além de diretores e associados da APLeiteBR, dos vereadores Fernando Terra e Jayme Nogueira, do técnico da Emater, Alysson Ferreira, dentre outros produtores rurais e convidados.
 

A vinda do sindicato para Barroso é fruto do trabalho da própria APLeiteBR, e contou com grande apoio do vereador Fernando Terra. Para ele, “é uma alegria ver o Sinter em Barroso, vindo para somar. O pequeno trabalhador rural agora tem um canal muito mais forte e ágil para se comunicar com os governos municipal, estadual e federal, trazendo conquistas para ele”, comentou o vereador.
 
A extensão do Sindicato tem como objetivo a defesa dos direitos dos trabalhadores e empregados rurais, suas reivindicações e interesses. De acordo com a representante do Sinter, Alaíde Morais, o objetivo é que as ações cheguem até as bases. “O que a gente conquistou tem que chegar no trabalhador. Quantos trabalhadores rurais não tem conhecimento da aposentadoria rural? Muitos deles ficam nas mãos de advogados e intermediários. É esse o nosso trabalho. Informar e facilitar a vida do trabalhador do campo”, ressaltou.
 
Para o presidente da APLeiteBR, Aquino Rodrigues de Almeida, o Quininho, a presença do sindicato na cidade trará força aos trabalhadores rurais e à associação dos produtores de leite, levando conhecimento para a zona rural. Já Alysson Ferreira, técnico da Emater em Barroso, revela que os produtores e trabalhadores rurais de Barroso vem há alguns anos buscando essa organização, para defender seus interesses. “Hoje, essa mistura toda, essa intenção e energia mobilizada no município para se colocar aqui uma base física do Sinter potencializa inúmeras possibilidades junto ao desenvolvimento do setor agropecuário”, finaliza o técnico da Emater.

 

 

Leave a Reply