Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Interessados podem se inscrever até o dia 21 de março; Minas é destaque na competição, tendo conquistado o maior número de medalhas sete vezes consecutivas

Divulgação / SEE
Tiveram início ontem (10/02) as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições da Obmep devem ser feitas pelo site da competição . O cadastro dos alunos poderá ser feito até o dia 21 de março. Na edição do ano passado, estudantes de Minas Gerais conquistaram 9.146 menções honrosas e 1.601 medalhas, sendo 149 de outo, 253 de prata e 1.199 de bronze.
Mais opções de estudo
As escolas que inscreverem seus alunos para a 10ª edição da Obmep têm uma fonte a mais de estudo.  No site da competição, que está de ‘cara nova’, estão disponíveis as soluções em vídeo da segunda fase da Obmep 2013 e o banco de questões de todas as edições da Olimpíada. 
Além disso, também está disponível para os estudantes, o ‘Portal da Matemática’. O espaço traz para os estudantes vídeos-aulas, exercícios interativos e outros materiais relativos aos conteúdos curriculares desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.
Calendário
O calendário da décima edição da Obmep contempla todas as fases da Olimpíada. Aplicados na própria escola, os testes da primeira etapa serão realizados no dia 27 de maio. Já a data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para 2ª fase é 10 de junho.
Ainda de acordo com o calendário da competição, as provas da 2ª etapa serão realizadas no dia 13 de setembro, às 14h30, em locais a serem divulgados pela competição. A lista com os nomes dos alunos premiados está prevista para o dia 1º de dezembro.

Obmep
Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio fazem a prova do nível 3.
A competição busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para segunda fase, a escola deve selecionar 5% do total de alunos inscritos, que são aqueles com as maiores notas. Nessa fase, os estudantes fazem prova discursiva.
A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Leave a Reply