Hospital de Barroso recebe Sistema de Aquecimento Solar

Na manhã de hoje (21) foi realizada a cerimônia de entrega do Sistema de Aquecimento Solar ao Instituto Nossa Senhora do Carmo – Divisão Hospitalar, uma conquista possibilitada pelo Programa Energia Inteligente, por meio do Projeto Solar Hospital e Entidade, realizado através de uma parceria da Cemig com o Governo de Minas.

Antes da cerimônia, o caminhão trazendo os equipamentos foi recebido no trevo de Barroso e acompanhado por uma carreata até o Hospital. Estiveram presentes o Coordenador Estadual do Programa Energia Inteligente, Higino Zacarias de Souza, o coordenador regional do projeto, José Antônio do Nascimento, o Deputado Federal Bonifácio Andrada, os vereadores Edison José de Campos (Zeca), Wanderléia Napoleão, Antônio Maria Claret de Souza e Marco Antônio da Silva (Kiko), presidente da Câmara, que representou a prefeita da cidade.
Segundo Kiko, o fato de o Hospital de Barroso ter sido contemplado por esse benefício será positivo para toda a população, uma vez que a economia de energia vai possibilitar ao hospital investir mais em infraestrutura e na melhoria de seus serviços.

Confira o pronunciamento do Coordenador Estadual do Programa Energia Inteligente, Higino Zacarias de Souza no vídeo abaixo.

O investimento realizado pela Cemig e pelo Governo de Minas é da ordem de R$75 mil. Segundo a Cemig, a instalação do equipamento representa um benefício para toda a população, pois a medida vai racionalizar seu consumo de energia elétrica para aquecer a água nos banhos e demais atividades diárias, deslocando a demanda para fora do horário de ponte. O novo sistema vai trazer uma economia de 70% de economia na energia usada para aquecimento da água.
O Presidente licenciado do Instituto Nossa Senhora do Carmo, vereador Antônio Maria Claret de Souza fala sobre a economia que a instalação do sistema de aquecimento solar vai proporcionar ao Hospital.

O Deputado Federal Bonifácio Andrada, que apoiou o Hospital de Barroso nessa conquista,  fala sobre sua relação com Barroso, a importância da entidade para a nossa população e sobre a falta de apoio do Governo Federal às instituições filantrópicas.

Solar Hospital e Entidade

O Projeto Solar Hospital e Entidade visa à substituição de chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água em hospitais públicos do Estado e nas entidades filantrópicas, retirando o consumo de energia elétrica do horário de ponta (17h às 22h). A instalação dos aquecedores solares será realizada em 70 hospitais e entidades. O valor total investido pelo Projeto será de R$ 20 milhões.

Aneel – Conforme a legislação vigente, as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica estão obrigadas a aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica.
Higino de Souza, coordenador Estadual do Energia Inteligente
Bonifácio Andrada, Deputado Federal
Carreata reuniu diversos veículos

Leave a Reply