LIXO 2 – Missão Impossível?

Em artigo recente aqui no Primeira Página protestei contra a prática de alguns cidadãos que teimam em descartar seu lixo em vias públicas, dando origem ao que chamei de “esquinas lixão”. Isso foi por ocasião da semana do meio ambiente.
Volto ao assunto por que, como todos ainda percebem, esta prática em nada mudou, os sujões continuam em ação. Vários pontos da cidade ainda estão sendo usados para o descarte de rejeitos. Quero dizer a estes cascões, sujões, sugismundos que não existe autorização para descarte de lixo doméstico em vias públicas. Ou seja, é PROIBIDO!
Volto também a dizer: Cida-de limpa demonstra educação de seu povo, evita insetos e roedores, evita entupimento de bueiros, evita alagamentos como os que ocorrem próximo a praça Salvador da Silva, atrai turistas, aumenta o nível de emprego e renda.
Sugiro ao departamento de obras da prefeitura que confeccione várias placas com os dizeres “Proibido Jogar Lixo”, e dê ao Nelson do caminhão amarelo que, com sua equipe , é quem limpa estas esquinas lixões, e as coloque nos locais após a retirada do entulho. Por incrível que pareça, as pessoas têm respeitado e parado de jogar lixo após as placas serem colocadas. A segunda providência seria criarmos o “Troféu Cascão” para divulgarmos nome e endereço dos sujões. É mais uma tentativa de solucionar o problema.
Política – Campanha para prefeito em 2016.
Em sua coluna na última edição do jornal Barroso em Dia, do qual sou assinante, Antônio Marcos, o querido Toninho Pinto, nos trouxe especulações sobre as possibilidades político-partidárias visando 2016.
Na oportunidade ele escreveu sobre a possível troca de partido do professor Reinaldo Fonseca, que deixaria o PSDB e ingressaria no PT, com vistas às próximas eleições municipais.
Esta manobra estaria sendo articulada por seu primo, o barrosense e prefeito de São João del-Rei, Helvécio Reis que teria recebido esta incumbência do deputado Reginaldo Lopes visando dar palanque ao PT em Barroso. Falou também do possível retorno do ex-prefeito, ex-deputado e secretário de governo de Minas Gerais, Baldonedo Napoleão a uma candidatura a prefeito de Barroso.
Gostei, assim como muitos que acompanham e gostam de política, destas possíveis novidades. É bom para mexer com o marasmo em que andavam os assuntos política e prefeitura no pós-eleição. Só fiquei com aquele gostinho de quero mais. E as novidades do lado de lá?
Toninho não teria nenhuma especulação ou novidade no ninho situacionista?
Na alcova familiar, uma vez que é irmão do Dr. João Pinto, meu amigo, não se deixa falar sobre as possibilidades para 2016. Quem com quem, quando e onde? Fala “pra nóis”! Aguardo a próxima edição do Barroso em Dia.
Lulopetismo – A saga vai continuar?
A campanha presidencial para 2014 já começou. As candidaturas estão sendo postas com o Mineiro Aécio Neves capitaneando a oposição, que tem também Eduardo Campos aliado a Marina, contra a Máquina de fazer campanha com dinheiro público da Dilma. Ela mente ao dizer que não faz, mas faz e a todo o momento. Vejo nesta atitude despudorada da presidente, não uma disputa com seus oponentes, mas a tentativa guerreira de sepultar logo e de vez o insepulto “Volta Lula” no ninho petista. E Lula está babando de vontade de voltar. Ele fala que há sombras nas candidaturas de Aécio e Eduardo, com o Serra e Marina a desejarem tomar seus postos de candidatura para 2014. Se estes são sombra, Lula é o eclipse total da candidatura Dilma. Sem a habilidade e o carisma politiqueiro de Lula, Dilma está pulando mais que pipoca em frigideira. João Santana, seu marqueteiro, deve ter pedido aumento para dar conta de tanto trabalho.

Luciano Napoleão de Souza
Médico – Ginecologista e Obstetra

Leave a Reply