O jornal

Acesse todas as edições clicando aqui

O “Jornal Primeira Página” é uma publicação impressa, com periodicidade mensal, lançada em abril de 2013 na cidade de Barroso. É um veículo de comunicação voltado para o jornalismo como prática emancipadora e deve se pautar para debater problemas atuais, de forma independente e crítica, buscando ir à raiz das questões pautadas. Não adepto de um jornalismo simplesmente declaratório, buscando tratar os assunto.

A linha editorial do PRIMEIRA PÁGINA é clara,  assumindo um jornalismo crítico, dentro de uma prática esclarecedora. Considerando que a postura crítica implica uma ação transformadora, o jornal deve deixar evidente essa sua forma de ver o mundo. Compreendemos o jornalismo como forma de conhecimento. Somos um jornal de reportagem, entendida em seu conceito original de informação em profundidade. Seu foco principal é sim o jornalismo informativo. O exercício da crítica, portanto, não deve perder de vista esse compromisso que, por sua vez, não pode ser uma anulação da crítica. Deve haver um equilíbrio.

Queremos cumprir um papel social que vai além de informar. Vamos abordar temas relacionados às políticas públicas, exercendo, assim, as funções de agendar as discussões públicas, fornecer informações contextualizadas e a de watchdog (cão de guarda) da sociedade, ou auxiliar na fiscalização do governo.

Consideramos a imprensa como uma das bases das democracias contemporâneas, portanto, queremos dar garantia real de amplo acesso às informações públicas. Além disso, também consideramos de interesse público o que a iniciativa privada faz pelo social. Dessa forma, além do interesse privado, entendemos que os projetos sociais das organizações também são de interesse público, pois promovem o desenvolvimento humano e social do cidadão tendo, portanto, noticiabilidade no “Primeira Página”.

Leave a Reply